Venezuelanos migram para Manaus em busca de alimentos

Notícias - 12/04/2017

Centenas de indígenas venezuelanos têm migrado para Manaus em busca de condições melhores do que as oferecidas em seu país, que vive uma forte crise econômica sob a ditadura de Nicolás Maduro, aliado dos ex-presidentes Dilma Rousseff e Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com um relatório da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) da prefeitura, até março deste ano 117 indígenas da etnia Warao viviam na cidade. Em abril, este número subiu para mais de 400. Ac informações são de matéria publicada nesta quarta-feira (12) pelo portal G1.

A exemplo do que já acontece de maneira mais intensa em Boa Vista (RR), os imigrantes venezuelanos em Manaus tentam fugir de uma realidade em que a escassez de alimentos é algo habitual para boa parte da população. Ouvido pelo G1, o cacique Fernando Morales é exemplo desta situação.

“Na Venezuela não temos comida, não temos nada de comida e por isso viemos para cá. Estamos aqui e estamos buscando comida para nossa gente que ficou na Venezuela com fome”, revelou.

A reportagem ainda destaca que boa parte desses venezuelanos tem vivido em condições precárias na capital amazonense. Um grupo formado por cerca de 50 indígenas mora há duas semanas em barracas improvisadas debaixo de um viaduto na Zona Centro-Sul. Como revela o G1, por volta de 20 crianças vivem no local.

A situação dos indígenas venezuelanos na cidade fez o Ministério Público Federal no Amazonas (MPF/AM) abrir um inquérito civil para acompanhar a implementação de medidas que garantam um atendimento humanitário a essa população.

Clique aqui para ler a matéria completa do G1 sobre o assunto.

Temas relacionados:

X
12/04/2017