Um “novato com experiência” na Câmara, Betinho Gomes disputa a reeleição de deputado federal

Notícias - 22/08/2018

Sua história na política começou bem cedo, ainda criança, acompanhando as campanhas do pai. “A gente respirava política 24 horas lá em casa. Era impossível não gostar e se identificar com a missão do meu pai”, conta o deputado Betinho Gomes (PSDB-PE), que disputa nas eleições deste ano seu segundo mandato de federal.

Ingressou oficialmente na política em 2002, quando disputou o primeiro mandato eletivo de deputado estadual. Obteve a expressiva votação de 27.711 mil votos e defendeu bandeiras de lutas que até hoje pautam sua atuação parlamentar: segurança pública, educação com qualificação profissional, saneamento básico e o desenvolvimento da região de Suape.

Ainda no mandato de estadual, atuou nas comissões de Cidadania e Administração Pública e criou o Sistema Estadual de Defesa do Usuário do Serviço Público (Sedusp). As ouvidorias dos hospitais e de órgãos da segurança pública, por exemplo, são frutos dessa lei.

Em 2008, concorreu pela primeira vez a um cargo majoritário, o de prefeito do Cabo de Santo Agostinho, município da Região Metropolitana do Recife. Foram mais de 40 mil votos que, embora não tenham lhe assegurado a vitória, fizeram de Betinho Gomes uma forte liderança política na cidade.

Em 2010, é eleito novamente deputado estadual com mais de 65 mil votos. No retorno à Assembleia Legislativa de Pernambuco, presidiu a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos e integrou as comissões de Constituição, Legislação e Justiça; Educação e Cultura; e Desenvolvimento Econômico e Turismo.

“Novato com experiência”

Atendendo a um chamado do PSDB, disputou em 2014 o mandato de federal, elegendo-se com mais de 97 mil votos. Desde o primeiro ano do mandato é membro-titular da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), o mais importante colegiado da Câmara. Foi indicado este ano para a liderança do PSDB e para coordenar a bancada tucana na CCJ. Integra também a Comissão de Turismo e até o ano passado era membro-titular da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar.

Embora novato, assumiu a relatoria de importantes matérias como as Propostas de Emendas Constitucionais (PECs), que produziram mudanças no sistema político-eleitoral do Brasil, e a que trata da adoção do voto distrital misto. Entre os projetos de lei de sua autoria está o que propõe a atualização do valor das faixas de incidência da tabela do Imposto de Renda Pessoa Física, com base no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Também tem grande relevância o PL 1881/2015 que dispõe sobre incentivos fiscais à indústria vitivinícola.

Na Câmara Federal, atuou ainda como membro-titular da CPI do BNDES, que investigou o uso do banco para privilegiar determinados grupos econômicos, causando danos sérios à economia do Brasil, e foi designado relator da Medida Provisória que define novas regras referentes à taxa de juros cobrada pelo banco na concessão de empréstimos.

Betinho Gomes nasceu no Cabo de Santo Agostinho em 1975. Filho do ex-prefeito Elias Gomes e Maria Auxiliadora, é casado com Ana Cecília com quem tem dois filhos, Pedro e Isadora.

Da assessoria do PSDB-PE

X
22/08/2018