Zé Eliton é candidato a reeleição ao governo de Goiás

Nascido em Rio Verde, cidade no interior de Goiás, o atual governador do estado, José Eliton, é candidato à reeleição nas eleições deste ano. O PSDB confirmou sua candidatura na convenção estadual, que ocorreu no último domingo (5). O tucano assumiu o comando do estado em abril deste ano, quando o titular Marconi Perillo renunciou para disputar uma vaga ao Senado. Antes disso, ocupou durante sete anos e três meses a vice-governadoria.
Em 2015, Eliton se filiou ao PSDB com o objetivo de trabalhar em busca da ampliação dos investimentos em inovação tecnológica, geração de empregos e desenvolvimento social, criando oportunidades de crescimento para toda a população goiana.
Formado em Direito pela Universidade Católica de Goiás (hoje PUC-GO), o tucano é especialista em Direito Eleitoral. Atuou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO). Na comissão de juristas do Senado Federal, ajudou a elaborar o anteprojeto de reformulação do Código Eleitoral Brasileiro.
O candidato assumiu o governo do estado em 23 oportunidades e foi secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP). Idealizou e presidiu o Pacto Interestadual de Segurança Integrada que hoje reúne 22 unidades da federação e inspira políticas nacionais para o setor.
Programas
Em 2015, o tucano dirigiu a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED), quando lançou o mais ambicioso programa de tecnologia do País, o Inova Goiás e a maior rede estadual de formação tecnológica e continuada, o Itego.
No ano passado, Zé Eliton aceitou o desafio de coordenar o maior programa de investimentos em curso no país, o Goiás na Frente, que envolve mais de R$ 9 bilhões em recursos para investimentos em infraestrutura e logística, como apoio aos municípios. Mais de 50% das obras desse plano de investimentos já foram executados, beneficiando todas as regiões do estado.