Zenaldo Coutinho anuncia projeto de incentivo fiscal na abertura da 8ª Feira do Empreendedor
Com o tema “Negócios que pulsam no ritmo das oportunidades”, a oitava edição da Feira do Empreendedor (FE 2016) promovida pelo Sebrae-PA no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, em Belém, foi aberta oficialmente nesta quarta-feira, 16. Na ocasião, o prefeito Zenaldo Coutinho anunciou o projeto de lei de incentivo fiscal para atrair empresas e negócios para o Centro Histórico da capital, no chamado de corredor de economia criativa.
De acordo com o prefeito, o projeto de lei será encaminhado na próxima semana para a Câmara Municipal e compõe uma proposta da atual gestão em parceria com o Governo do Estado e apoio do Sebrae-PA para facilitar a entrada de bares, rede hoteleira, restaurantes, museus, agências de turismo, habitações multifamiliares e outros empreendimentos no bairro da Cidade Velha.
“Será uma série de investimentos que podem ocorrer dentro do centro histórico que nos ajudará a revitalizá-lo e garantir uma economia renovada naquela localidade. É uma proposta que vem somar as outras anunciadas aqui durante a Feira do Empreendedor”, destacou Zenaldo.
O projeto de lei está em sintonia ao título internacional de Cidade Criativa da Gastronomia, concedido pela Unesco para Belém em dezembro do ano passado. A capital paraense tornou-se referência mundial em gastronomia ao integrar a rede de 116 cidades que buscam desenvolvimento de maneira sustentável e de modo socialmente justo em sete segmentos da economia criativa.
“É a partir do polo gastronômico que uma grande energia será desenvolvida para atração econômica. Ou seja, nossa cultura gastronômica tem servido como âncora, mas, ao redor dela, uma série de outras atividades que serão estimuladas para que tenhamos um centro histórico renovado”, pontuou o gestor de Belém.
Ainda durante a abertura oficial, o governador Simão Jatene sancionou a Lei do Pará Profissional, entregou o Estatuto da Micro e Pequena Empresa e a Lei da Inovação. O programa Pará Profissional tem como objetivo qualificar jovens e adultos por meio da educação profissional tecnológica de acordo com a demanda técnica existente no mercado.
“O programa trará flexibilização na contratação de profissionais de que se está precisando, fugindo da armadilha de formar técnicos ultrapassados. Dessa forma, ao final desta crise que assola o país, estaremos muito mais preparados para retomar o crescimento econômico”, enfatizou o governador.
Ao final da abertura oficial, o governador, o prefeito de Belém e demais autoridades seguiram para o pórtico na entrada da Feira do Empreendedor 2016 para cortar a fita e abrir oficialmente a visitação ao público. Em seguida, as autoridades conheceram os estandes.
*Do portal da prefeitura de Belém