Zenaldo pretende incentivar a economia criativa e melhorar a qualidade de vida em Belém
“O plano de governo tem que ser plural e atacar em diferentes frentes da nossa cidade”, disse candidato à reeleição
Belém, capital do estado do Pará, é a segunda cidade mais populosa do Norte, com mais de 1,5 milhão de habitantes, e tem um dos maiores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) da região. Sob o comando do atual prefeito, Zenaldo Coutinho (PSDB), Belém tem se destacado em diversas áreas, e superado os desafios particulares das cidades amazônicas. Candidato à reeleição, o tucano tem como prioridade dar continuidade ao trabalho que iniciou na prefeitura, além de incentivar o avanço da economia criativa e da elevação da qualidade de vida do cidadão belenense.
“Em uma cidade com mais de 1 milhão de habitantes, uma capital com toda a complexidade que ela se reveste, o plano de governo tem que ser plural e atacar em diferentes frentes da nossa cidade”, destacou.
Economia criativa
A era da economia criativa chegou à cidade, e Zenaldo quer aprimorar o momento. Para o prefeito, um dos pontos chaves dessa nova forma de empreendedorismo econômico é a gastronomia local. A capital paraense recebeu o título de Cidade Criativa de Gastronomia da Unesco, que confere a Belém um novo “status” nacional, com o reconhecimento de um dos maiores atrativos criados, produzidos e mantidos pelos belenenses: a culinária.
O candidato vê no reconhecimento internacional da gastronomia local uma oportunidade única de combater o desemprego na região. “O déficit de empregabilidade poderá ser parcialmente resolvido com aspectos que estão profundamente destacados dentro da nossa cidade, dentre eles a gastronomia. A cozinha belenense tem um viés turístico e também de exploração das nossas potencialidades, para ampliar a geração de emprego e renda dentro da capital”, explicou.
Saúde e Saneamento
O prefeito define a gestão do saneamento como “algo primordial para o bem-estar da população”, e uma resposta ao crescimento desordenado que viveu a cidade. “Uma das prioridades [do plano de governo] é o trabalho de saneamento, o remanejamento de casas que estão sobre os canais ou nas laterais dos canais afim de que nós possamos fazer a macrodrenagem avançando no índice de desenvolvimento humano e garantindo melhor qualidade de vida”, afirmou.
Na área do bem-estar social, o candidato esclarece que já houve avanços consideráveis como, por exemplo, a ampliação do número das vagas em creches. “Nosso plano de governo contempla parcerias e estamos apostando muito na possibilidade de ampliar expressivamente o número de creches. Quero garantir a qualidade de ensino e de vida para a criançada e também a possibilidade de trabalho para as mães”, completou.
O tucano pretende fortalecer a saúde da capital, que tem sofrido com subfinanciamento federal gerado pela grave crise econômica que o Brasil se encontra. Segundo o candidato, os municípios estão tendo que arcar sozinhos com a manutenção da saúde, e Belém está comprometendo 21% de seu orçamento com a área.
“Além da consolidação de mais três UPAS, queremos seguir com a construção do hospital de retaguarda da urgência e emergência com a ala materno infantil. A questão pediátrica é uma das grandes deficiências hoje da nossa cidade”, disse.
Meio Ambiente
A preservação da exuberante natureza da região é também enfatizada dentro do plano de governo de Zenaldo.
“Belém tem um charme histórico, uma cidade incrustrada na Amazônia com belezas e patrimônios fantásticos. Somos presenteados com uma natureza viva. Nossa cidade tem 40% de seu território de continente e quase 60% de ilhas. Nós temos 39 ilhas com praias belíssimas de rio. Belém é uma síntese da Amazônia e temos que cuidar da nossa riqueza”, observou.
A consolidação da coleta seletiva é mencionada pelo candidato como um projeto que tem dado certo. De acordo com o tucano, o lixão da cidade foi fechado e agora os resíduos são depositados em um aterro sanitário.
“Queremos ampliar a nossa campanha educativa e punitiva para aqueles que jogam lixos nos canais. Queremos fazer com que a coleta seletiva se torne algo inclusivo tendo os resíduos como matéria prima para geração de receita. O lixo tem que virar riqueza a partir da reciclagem”, disse.
Eleições 2016
O tucano está otimista em relação as eleições deste ano e acredita que sua experiência na prefeitura aliada aos valores do PSDB poderão transformar Belém em uma cidade capaz de implantar ações que estimulem o desenvolvimento da economia local.
“O PSDB é um partido que já tem histórico de seriedade, de modernidade, de boa governança. Eu não tenho dúvida que o nosso partido haverá de se fortalecer muito nessas eleições municipais ganhando musculatura para daqui a dois anos estar retornando ao governo federal”, concluiu.