Zenaldo Coutinho participa de sessão na Câmara em homenagem ao Círio de Nazaré
Junto aos deputados federais, o prefeito reeleito de Belém (PA), Zenaldo Coutinho, do PSDB, prestou homenagem especial à Nossa Senhora de Nazaré e à festa do Círio de Nazaré nesta quarta-feira, em sessão ocorrida no plenário da Câmara Federal. A imagem da santa, que compôs a solenidade, foi trazida da Catedral Metropolitana de Belém. Em discurso na tribuna, Zenaldo Coutinho ressaltou a história de devoção dos paraenses à Padroeira. A procissão reúne, anualmente, cerca de dois milhões de romeiros.
“A cidade de Belém devota grande parte da sua própria existência a Nossa Senhora de Nazaré. Nós, paraenses, acolhemos os turistas – sobretudo os peregrinos e romeiros – durante o período da festa, que para lá se dirigem com os mais variados testemunhos e exemplos de atendimento da interseção de Nossa Senhora”, disse Zenaldo.
O prefeito agradeceu pela realização da homenagem, proposta pelo deputado Joaquim Passarinho, do PSD. O tucano também destacou que a grandiosidade do Círio de Nazaré permanece ao longo de todo o ano, quando turistas também podem visitar os locais sagrados, roteiro dos fiéis que participam da celebração.
“Aqui a gente tem muitos presentes que vão lá visitar o nosso santuário, o que é importante, porque ele está aberto ano inteiro, e não só em outubro quando há a nossa procissão. Vão lá conhecer a nossa Praça Santuário, a nossa Basílica, a nossa imagem, a fé do povo paraense, rezar e pedir a interseção dela”, acrescentou o prefeito.
A devoção à Nossa Senhora de Nazaré teve início em Portugal. Em 1792, o Vaticano autorizou a realização de uma procissão em homenagem à Santa em Belém do Pará. Desde então, a procissão passou a ser realizada sempre em outubro, quando tradicionalmente a imagem é levada da Catedral da cidade à Basílica do Santuário