“O fundamental é manter viva a democracia”, diz FHC
O ex-presidente da República e presidente de honra do PSDB disse nesta terça-feira (17) que o principal legado de seu governo (1995-2002) é e sempre será a defesa da democracia. “O fundamental é manter viva a democracia. Isso é maior do que nós todos. É maior do que o Brasil”, disse durante o lançamento do documentário “A Construção de Fernando Henrique”, que vai ao ar pela TV Câmara

Brasília – O ex-presidente da República e presidente de honra do PSDB Fernando Henrique Cardoso disse nesta terça-feira (17) que o principal legado de seu governo (1995-2002) é e sempre será a defesa da democracia. “O fundamental é manter viva a democracia. Isso é maior do que nós todos. É maior do que o Brasil”, disse.
O ex-presidente foi a grande estrela do lançamento do documentário “A Construção de Fernando Henrique”, produção da TV Câmara com estreia marcada para a próxima quinta-feira (19), às 21h30.
“Eu sempre respeitei a democracia. A despeito dos problemas que um governante venha a ter com o Congresso, deve haver sempre respeito pela instituição”, lembrou o ex-presidente da República.
A cerimônia lotou o Salão Negro e reuniu líderes políticos de vários partidos. FHC foi recebido pelos Dragões da Independência e subiu a rampa do Congresso acompanhado do líder do PSDB na Câmara, Bruno Araújo.
O evento começou com a exibição de um trecho do documentário. Nele, Fernando Henrique foi lembrado por sua luta em defesa da democracia, participação na campanha pelas Diretas Já, estabilização da economia e o controle da inflação, extensão de programas sociais e desenvolvimento econômico.
Com 58 minutos de duração, o filme, dirigido por Roberto Stefanelli, detalha a história do sociólogo, desde a infância, quando saiu do Rio de Janeiro para viver em São Paulo, aos oito anos. A família era cheia de políticos e militares, como o pai de FHC, Leônidas Cardoso, general e deputado pelo PTB. Além da exibição de quinta-feira, o vídeo vai ao ar nos dias 21 de abril, às 21h, e 22 de abril, às 9h, 14h e 20h.
O líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias, avalia que o documentário fará jus a um dos maiores líderes políticos da história do Brasil: “É uma homenagem justa a um político que mudou o País, e a história fará justiça”, disse.
O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT), também ressaltou a importância do ex-presidente para a democracia. “Fernando Henrique é uma personalidade que orgulha a todos os brasileiros e ao mundo político. Não tenho dúvida de que foi um verdadeiro democrata, que deu um novo contorno político e social ao Brasil”, disse o petista.
Assessoria de Comunicação da Executiva Nacional com Liderança do PSDB no Senado