O mundo aguarda um protagonismo maior do Brasil, avalia Anastasia ao voltar de missão junto à União Europeia
O senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) avalia como muito positiva a missão que realizou nesta semana na Espanha e em Bruxelas pelo programa Líderes Brasileiros, promovido pela Fundação Conselho Espanha-Brasil. O senador foi um dos seis membros que compuseram a comitiva convidada a participar da missão por meio do Governo da Espanha. O objetivo foi aprofundar as relações entre os dois Países, de forma a catalisar um possível acordo econômico e comercial entre a União Europeia e o Mercosul por intermédio das duas Nações. Segundo o senador, em todas as conversas que manteve com diversas autoridades o que se percebe é que o Governo brasileiro não tem assumido suas responsabilidades e, assim, perde oportunidades de negócios.
“Na oportunidade, nos vários encontros que realizamos, tivemos a oportunidade de perceber como o Brasil tem perdido oportunidades de um protagonismo maior, sempre reclamado pelos nossos parceiros e irmãos espanhóis, de uma ação mais efetiva do nosso País, em um primeiro momento em relação à situação em defesa da democracia na Venezuela, um protagonismo maior em assuntos internacionais na luta pelos direitos humanos e no combate ao terrorismo. E, é claro, no esforço e na ajuda que a Espanha tem nos dado para obtenção do tão desejado acordo econômico e comercial entre a comunidade europeia e o Mercosul”, afirma o senador.
Anastasia permaneceu três dias na Espanha onde seu reuniu com diversas autoridades do Ministério das Relações Exteriores, do Ministério da Economia e Competitividade, do Ministério da Indústria, Energia e Turismo e da embaixada do Brasil na Espanha.
Durante reunião com Anastasia, o secretário de Estado de cooperação internacional da Espanha, Jesús Gracia Aldaz, falou sobre o valor que o Brasil tem para a Espanha em termos econômicos e culturais. Mas, segundo ele, não houve até agora por parte do Brasil uma contrapartida política, apesar do permanente interesse espanhol em melhorar as relações. “Estamos em um momento em que é possível avançar tanto no acordo entre a União Europeia e o Mercosul quanto nas relações entre Espanha e Brasil”, afirmou o secretário de Estado.
Para o diretor-geral de Comércio e Investimentos da Espanha, Antonio Fernández Martos, com quem o senador também se reuniu, o Brasil é um sócio preferencial. “Nossas empresas têm uma relação muito boa no Brasil. Elas se sentem em casa em terras brasileiras. Os investimentos que lá realizamos não são oportunistas, mas permanentes e estratégicos”, afirmou o diretor. “Para nós, brasileiros, é muito importante aumentarmos essa proximidade com a Espanha, tanto para estimularmos o investimento espanhol no Brasil, quanto, pela ajuda que isso pode representar, para superamos a crise que agora mesmo está afetando o nosso País”, destacou Anastasia no Ministério da Economia.
O encontro com o diretor-geral da indústria, do Ministério da Indústria, Energia e Turismo, Victor Audera López, também se centrou na melhoria das relações comerciais entre os dois País. López afirmou que gostaria de ver mais empresas brasileiras também investindo na Espanha, como um País porta de entrada para a União Europeia. “Nossos vínculos são muito importantes. Tivemos anos difíceis, mas aprendemos com os erros. E agora queremos agregar valor à nossa indústria e dar atenção às áreas de serviço e construção, com uma aposta grande nas nossas exportações”, explicou. Apesar da atual crise pela qual o Brasil passa, o diretor-geral espanhol se mostrou otimista, caso o País faça seu dever de casa. “O Brasil tem de tudo: extensão, recursos naturais, petróleo, água, população, classe empresarial, potencial agrícola… estou convencido de que com esforço o país poderá seguir adiante”, afirmou.
Em outra reunião no Ministério das Relações Exteriores, o diretor-geral de políticas comuns e assuntos gerais da União Europeia, Alejandro Abellán, falou sobre as tratativas para um possível acordo comercial entre a UE e o Mercosul, as posturas defendidas por cada país e os aspectos políticos e econômicos que tal parceria implicaria. “Para o Brasil as exportações têm um papel fundamental e a construção desse acordo seria positivo para o País”, afirmou Anastasia. “Nosso grau de sintonia é ainda maior do que eu esperava”, disse Abellán.
Durante a missão na Espanha, o senador e a comitiva brasileira também mantiveram conversas com think tanks, instituições econômicas, políticas e culturais que vislumbram e incentivam uma aproximação maior entre os dois Países. O senador ainda esteve com o embaixador do Brasil na Espanha, Antonio Simões, e no jornal El País.
“Em todas as reuniões que tivemos, com destacadas autoridades, houve uma cobrança muito intensa por um protagonismo, uma participação, uma ação mais efetiva do Brasil no cenário internacional, fazendo jus à sua estrutura econômica, ao seu tamanho geográfico, à sua população e à sua importância. E todos demonstrando que o papel atual do Brasil é muito aquém, muito menor do que aquele que poderia desempenhar. Ouvimos isso de diversas autoridades. E voltamos com essa impressão, com o objetivo de estreitar as relações com a Espanha, uma parceira fundamental”, destaca Anastasia.
Bélgica
Em Bruxelas, capital da União Europeia, o senador Anastasia permaneceu dois dias em uma série de reuniões com lideranças da organização. Além de visitar o parlamento europeu, ele se encontrou com representantes de algumas equipes responsáveis pela condução das negociações em curso entre UE e Mercosul. Esteve no gabinete da vice-presidente da Comissão e alta representante da União para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança, Federica Mogherini, e na Comissão de Comércio, comandada por Cecília Malmström. O senador também se reuniu com o chefe da divisão Mercosul do Serviço Europeu para a Ação Externa (EEAS), Adrianus Koetsenruijter.
“O foco principal em Bruxelas foi, de fato, a questão econômica que é aqui a mais relevante nesse momento exatamente em razão das tratativas entre o Governo brasileiro e do Mercosul com a comunidade europeia para firmar esse novo acordo que pode representar, se feito, um novo patamar econômico entre o conselho da Europa e o Mercosul. Significará certamente um grande alento nas questões das exportações brasileiras”, relembrou Anastasia.
Além do senador, participaram da comitiva a deputada estadual gaúcha, Any Ortiz; o secretário de Programas Especiais do Governo do Estado do Maranhão, Felipe de Holanda; o diretor de Desenvolvimento Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Carlos Eduardo Abijaodi; e os jornalistas Daniel Rittner (Valor Econômico) e Roberto Lameirinhas (O Estado de S. Paulo). Todas as despesas da viagem foram custeadas pela Fundação Conselho Espanha-Brasil.