Orçamento: déficit é decorrente de uma série de equívocos na política fiscal

Acompanhe - 01/09/2015
economia-dinheiro-moeda_ebcO jornal “O Globo”, em sua edição desta terça-feira (01/09), ao analisar a proposta de Orçamento do governo para 2016, enumera uma série de fatores que teriam resultado em uma combinação de equívocos.

O texto destaca, entre outros, a política falha de desonerações e subsídios, gastos públicos, falta de reformas e contabilidade criativa.

“O movimento inédito de entregar ao Congresso Nacional uma proposta orçamentária prevendo déficit nas contas públicas em 2016 não chega a surpreender quem acompanhou de perto a política fiscal do governo Dilma Rousseff nos últimos anos. O quadro atual foi resultado de uma combinação de equívocos”, relata a análise.

Segundo a publicação, a tentativa do governo de estimular a economia com desonerações e subsídios , apenas conseguiu derrubar a arrecadação de tributos.

“Não atacou os gastos públicos e nem tocou em reformas cruciais, como a da Previdência Social. Para piorar, corroeu a credibilidade da economia abusando da chamada contabilidade criativa e do artificialismo nas tarifas administradas.”

O resultado, conforme a análise, é que “com isso, em quatro anos, foi construída uma bomba fiscal que, agora, estoura nas mãos da equipe econômica no pior momento possível, em que a presidente está fragilizada e enfrenta uma crise política aguda.”

Leia aqui a análise na íntegra

Temas relacionados:

X
01/09/2015