País tem uma das mais altas cargas tributárias do mundo

Acompanhe - 10/09/2015
dinheiro_calculadora-economia EBCO trabalhador brasileiro mais uma vez poderá pagar a conta, caso o governo decida aumentar a alíquota do Imposto de Renda (IR), num país que tem uma das mais altas cargas tributárias do mundo: 35,9%.
O peso dos impostos e tributos, informa reportagem sobre o assunto do jornal “O Globo”, nesta quinta-feira (10), supera o da média das 30 nações ricas e emergentes que compõem a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico ( OCDE), que é de 35,5%.

Para Gilberto Luiz do Amaral, coordenador de pesquisas do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação ( IBPT), “a alíquota menor do país se contrapõe à alta carga tributária sobre o consumo, a maior do mundo.”

Neste sentido, o pesquisador, não vê razão para se reformar o IR:  — O Brasil optou por tributar mais o consumo, temos a maior carga tributária sobre consumo do mundo. Temos alíquotas que ultrapassam 40%. Sendo um país em desenvolvimento, não tem tanta renda para tributar, mas muito consumo.

Deputado federal pelo PSDB-GO, Alexandre Baldy considera que a medida seria o maior retrocesso da economia nos últimos anos.
“O retrato de um governo que subestimou a necessidade de reestruturar de forma profunda a máquina, sem cortar na própria carne”, disse o tucano.Ele observa: “o governo não faz a lição de casa. Não demonstra nem a intenção de fazer, reduzindo cargos comissionados, despesas discricionárias e ministérios.”Baldy também lamenta a perda do selo de bom pagador, anunciada pela agência de classificação de risco  Standard & Poor’s (S&P).

E resume: “vamos pagar por muitos anos. No mínimo, teremos uma década perdida, com dificuldades para captação, crescimento e geração de empregos.”

Temas relacionados:

X
10/09/2015