Pará: Helicóptero reforça o combate à criminalidade e o atendimento aeromédico no Xingu

Veículo é produto da cooperação técnico-financeira, firmado em 2011, entre a empresa construtora da Usina Hidrelétrica Belo Monte e o Governo do Estado

Saúde - 22/01/2016

O governo do Pará, estado administrado por Simão Jatene (PSDB), passou a contar com mais uma aeronave integrante do Grupamento Aéreo da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social. Trata-se do helicóptero biturbina, modelo EC 145, entregue nesta quinta-feira, 21, pela Norte Energia S.A à Segup, durante cerimônia realizada na sede do Graesp, no aeroporto internacional de Belém. Com a aquisição, o Grupamento passou a contar com 11 aeronaves: sete de asa rotativa e quatro de asa fixa.

Avaliado em R$ 50 milhões, o helicóptero é produto da cooperação técnico-financeira, firmado em 2011, entre a empresa construtora da Usina Hidrelétrica Belo Monte e o Governo do Estado, por meio da pasta de Segurança. Foram entregues ainda um caminhão-tanque e outros equipamentos de auxílio à aeronave.

As populações das 11 cidades influenciadas pelas obras da UHE Belo Monte serão beneficiadas com o biturbina, o primeiro do Norte do país. Possivelmente, a partir do mês de março, o helicóptero inicia o reforço no combate à criminalidade e no atendimento aeromédico na região do Médio Xingu, onde estão localizadas cidades como Altamira e Medicilândia. Nas próximas semanas, estão previstos o treinamento das equipes que atuarão nas operações com o EC 145 e a finalização dos trâmites de transferência para a Segup.

Na cerimônia, foram assinados os termos de doação e de entrega do helicóptero EC 145, pelo secretário Jeannot Jansen e pelo presidente da Norte Energia S.A, Duilio Diniz de Figueiredo. Após a assinatura, a empresa repassou, oficialmente, as chaves da aeronave e do caminhão-tanque.

O secretário Jeannot Jansen enfatizou o ganho no combate à criminalidade e o incremento no serviço aeromédico as regiões produtoras do Pará. “Essa aquisição é de grande significado àqueles que estão distantes dos grandes centros. Estaremos empenhados em colocar este helicóptero à disposição da população”, destacou.

Já Duilio Diniz de Figueiredo fez um balanço dos investimentos na área de segurança como ações de compensação do empreendimento da UHE Belo Monte. “Me perguntavam se valia a pena investir tanto recurso nesse equipamento. Eu dizia que, durante todo o convênio, acreditamos que os técnicos e especialistas da Secretaria, na cooperação, fizeram o melhor para o Estado do Pará”, explicou.

Na solenidade, dentre os presentes estiveram o secretário de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Luiz Fernandes Rocha, o delegado geral da Polícia Civil, Rilmar Firmino e a diretora de Relações Institucionais, Clarice Copetti.

Avanço – De fabricação alemã, o EC 145 foi adquirido nos Estados Unidos. A aeronave possui capacidade de transporte de 11 passageiros. Possui espaço para equipe médica e equipamentos para atendimento aeromédico de múltiplas vítimas. O EC 145 tem capacidade para voos noturnos e por instrumentos. A autonomia é de 3h30. Com o biturbina, o Estado poderá responder rapidamente a ocorrências como os assaltos a banco.

O tempo no trajeto entre Belém e Altamira, realizado por helicóptero comum, é de 2h10. Com o EC 145, esse deslocamento diminui em 30 minutos. Maranhão, Ceará, Bahia, Rio de Janeiro e Minas Gerais já adotam o modelo biturbina na aviação governamental.

Do governo do Pará

Temas relacionados:

X
22/01/2016