Para Imbassahy, decisão sobre prisão de Lula está em boas mãos com juiz Sérgio Moro
O líder do PSDB na Câmara, deputado Antonio Imbassahy (BA), comentou a decisão da juíza Maria Priscilla Ernandes, da 4ª Vara Criminal de São Paulo, de mandar para o juiz federal Sérgio Moro, da Operação Lava Jato, a denúncia e o pedido de prisão feitos pelo Ministério Público estadual contra o ex-presidente Lula no caso do tríplex no Guarujá (SP). A decisão foi tomada nesta segunda-feira (14).
“Decisão de Justiça nós temos que acatar. Ela deve ter bons motivos para ter feito isso. Mas o certo é que a decisão final está em boas mãos, com um juiz honesto, decente, determinado e que é aplaudido por toda a população brasileira”, afirmou Imbassahy.
De acordo com a juíza, os crimes denunciados são federais, e não estaduais. Já existe uma investigação em curso sobre esses crimes na Justiça Federal e toda a denúncia vai para análise do juiz Sérgio Moro, em Curitiba, incluindo as denúncias contra outras 15 pessoas, entre elas a ex-primeira dama Marisa Letícia e o filho de Lula, Fábio Luís Lula da Silva, além do pedido de prisão de Lula e mais seis envolvidos. A magistrada destacou ainda que, caso Moro entenda que a denúncia é de âmbito estadual, ele pode desmembrar o processo e devolver o que achar pertinente.
Ernandes acredita estar “demonstrado” que a suspeita é de que houve “prejuízo à União”. Ainda segundo a juíza, mesmo que venha a se concluir que as benesses concedidas a Lula sejam decorrentes do esquema na Bancoop, a competência é da Justiça Federal. Isso porque a falsidade ideológica atribuída ao ex-presidente se deve por declaração falsa ao Fisco Federal, sendo este crime absorvido pelo delito de ordem tributária, que é de competência federal.
Do Portal do PSDB na Câmara