Para saldar dívidas, Petrobras pretende vender até 180 campos em produção

Acompanhe - 08/10/2015

Plataforma Petrobras3Na tentativa de recuperar espaço no mercado internacional, fazer caixa e saldar dívidas, a Petrobras pretende, por meio do plano de desinvestimentos, colocar à venda até 180 do total de 359 campos em produção no país.

A maioria deles está em em terra e já existe interesse de um grupo de empresas de médio porte na aquisição daqueles localizados nos estados de Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Nessa regiões, o ritmo de produção teve queda de 6,9% nos últimos 12 meses.

A Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo e Gás (Abpip) assegura que seus sócios poderão pagar à estatal até R$ 6 bilhões para ficar com esses campos.

As informações são do jornal “O Globo”, desta quinta-feira (8).

O valor, segundo a reportagem , vai depender das condições de financiamento e da garantia de aquisição do petróleo por refinarias da própria Petrobras.

Para o deputado federal Betinho Gomes (PSDB-PE), “isso revela a face mais dramática da péssima gestão do governo, que loteou a estatal, estabeleceu uma política temerária e praticamente faliu a empresa.”

Ele reitera: “por isso, estão precisando desesperadamente vender ativos, como os campos de exploração, para fazer caixa.”

E resume: “é o retrato da incompetência  e da má gestão.”

X
08/10/2015