Paraná é o único estado brasileiro que melhorou situação fiscal
“Enquanto outros estados têm dificuldades até para pagar o funcionalismo, Paraná supera dificuldades e vive situação mais tranquila”, diz presidente do PSDB-PR, Ademar Traiano
O Paraná é o único estado brasileiro que melhorou a sua situação fiscal entre o ano passado e 2015 quando se leva em conta o indicador da relação despesa com pessoal e receita líquida corrente. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
De modo geral, a parcela da receita que os governos estaduais gastam com o pagamento de servidores públicos está no nível mais alto nos 15 anos de vigência da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Nesse cenário o Paraná é uma exceção, justamente pela coragem das medidas de austeridade tomadas pelo governador Beto Richa no início do ano. “Outros estados agora tem dificuldades para pagar o funcionalismo e não sabem como vão pagar o 13º salário. O Paraná vai atravessar essa crise muito melhor que os demais”, diz Traiano.
Seis governos ultrapassaram o limite máximo e precisarão se ajustar nos próximos meses para evitar as punições previstas na LRF: Rio Grande do Norte, Tocantins, Mato Grosso, Paraíba, Distrito Federal e Pernambuco.
A LRF prevê a suspensão de transferências voluntárias de recursos e o veto a concessão de reajustes e criação de cargos para os estados que extrapolem o limite máximo de 49% de gasto com pessoal.