Petistas usam qualquer instrumento para continuar no poder

Duarte Nogueira: Em função de tantos escândalos, o Brasil precisa abrir os olhos

Acompanhe - 25/10/2010

Duarte Nogueira: Em função de tantos escândalos, o Brasil precisa abrir os olhos

Brasília (25) – A pressão do Palácio do Planalto para que a Secretaria Nacional de Justiça, vinculada ao Ministério da Justiça, coordenasse a elaboração de dossiês – conforme mostrou a revista Veja desta semana – acende o sinal de alerta sobre a participação das instituições públicas no processo eleitoral. Para o deputado Duarte Nogueira (SP), o governo petista usa qualquer expediente como instrumento para se manter no poder.

“Nesse governo, observa-se a corrupção transgredindo pela causa; um projeto de manutenção do poder a qualquer custo”, critica o deputado. “São tantos escândalos, denúncias, pessoas envolvidas, leniência, tanta complacência com companheiros, que as pessoas estão perdendo a capacidade de indignação. Com o PT, o escândalo é a regra.”

Segundo a reportagem de Veja, o secretário Pedro Abramovay teria confidenciado ao antecessor Romeu Tuma Junior: “Não aguento mais receber pedidos da Dilma e do Gilberto Carvalho para fazer dossiês”. As ordens supostamente partiam da ex-ministra da Casa Civil, a presidenciável Dilma Rousseff, e do chefe de gabinete do presidente Lula, Gilberto Carvalho.

“Eu quase fui preso como um dos aloprados”, completou o secretário. Abramovay e Tuma discutiam, na ocasião, a saída do ministro da Justiça, Tarso Genro – que deixava o Ministério para concorrer ao governo do Rio Grande do Sul – e avaliavam como seria a gestão do seu sucessor, Luiz Paulo Barreto. Os diálogos, relata Veja, foram gravados com autorização judicial.

Nesse domingo, por meio de nota, Abramovay nega ter recebido as ordens. Romeu Tuma jr. Entretanto, confirmou à imprensa ter ouvido o desabafo e disse que aquela não tinha sido a única vez em que o secretário o fazia. “Ele (Pedro) realmente me disse que recebia pedidos da Dilma e do Gilberto para levantar coisas contra quem atravessava o caminho do governo”.

De acordo com Duarte Nogueira, existe um intrincado jogo de ações ilegais e uso da máquina pública em benefício de interesses particulares e partidários. “Em função de toda essa sujeira, o Brasil precisa abrir os olhos”, afirma. Segundo ele, o descobrimento desses escândalos ocorre em função do trabalho da imprensa livre. “Esse é o motivo pelo qual o governo se esmera para controlar a atividade dos meios de comunicação.”

Temas relacionados:

X
25/10/2010