Teresina inicia Programa Lixo Zero
A Prefeitura de Teresina vai instalar nesta quarta-feira, 1° de julho, no cruzamento da Rua Benjamin Batista com Avenida Maranhão, o primeiro PRR – Ponto de Recolhimento de Resíduos da zona Sul. A ação dá início ao Programa Lixo Zero na região. Os PRRs são, na verdade, containers com capacidade média de 40 metros cúbicos.
Inicialmente serão instalados quatro destes pontos na zona Sul. Além deste da Benjamin Batista, os outros locais são: no dia 8, Rua A, no Distrito Industrial (saci); no dia 15, Rua Nova Gloria, no Bela Vista III; e no dia 22, na Rua sem denominação, entre a Rua Oto Tito e a Avenida Gil Martins. Em cada um destes pontos ficará uma pessoa fazendo o controle.
“Vale lembrar que somente será permitido depositar lixo em pequena quantidade, como resíduos de construção e demolição, podas de árvores e móveis usados. Esses locais não foram projetados para receber lixo doméstico, animais mortos, nem mesmo pilhas, baterias e aparelhos eletrônicos”, lembrou o superintendente da SDU Sul, Cleto Baratta.
A superintendência também deu início ontem à instalação de placas orientando como deve acontecer o descarte deste tipo de lixo. As placas foram colocadas nos seguintes pontos: Centro Administrativo (em frente a Associação Piauiense de Municípios), Avenida Maranhão, próximo a Ponte Nova, Rua Jacob Martins (Santa Luzia), praça em frente ao cemitério Dom Bosco e na Avenida Pedro Freitas, próximo a Avenida Gil Martins.
“Haverá um veículo circulando por esses e por outros pontos da zona Sul com uma equipe de fiscalização, formada por dois fiscais, um agente de trânsito, um policial militar e um motorista. Nos primeiros 30 dias faremos a parte educativa, orientado que o lixo deve ser levado até o PRR. Depois passaremos a multar”, explicou o superintendente. As multas variam de R$112,72 a R$5 mil.
Ainda de acordo com Cleto Baratta, a meta é acabar com os pontos irregulares de depósito de lixo que hoje existem na região, fazendo com que tudo seja depositado apenas nos PRRs.
O Programa Lixo Zero começou a ser implantado em abril do ano passado na zona Norte da cidade. A ação resultou na eliminação de 36 lixões irregulares na região. A próxima zona a ser contemplada será a Sudeste, com início previsto para o mês de agosto.
Da Prefeitura de Teresina