Abrigo para pessoas em situação de rua é revitalizado em Blumenau
A Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes) promoveu nesta quarta-feira, dia 2, um almoço comemorativo pela revitalização do Abrigo Municipal de Blumenau (Amblu). O espaço, criado em 2000, oferece moradia provisória para pessoas em situação de rua e proporciona a reaproximação familiar, além de atividades de terapia ocupacional.
A revitalização incluiu uma nova pintura para a unidade, paisagismo e a criação de quartos especiais para receber famílias e enfermos. A iluminação do local também foi modernizada com novos refletores, lâmpadas e fiação. O abrigo funciona 24 horas e pode receber até 50 pessoas, que tem a possibilidade de realizar quatro refeições e higienização diária.
“A revitalização permite uma melhor condição de trabalho para nossos servidores e, certamente, torna o espaço mais aconchegante para as pessoas que estão aqui por alguma circunstância da vida. Estamos juntos com vocês para propiciar a transformação para uma vida mais feliz”, destacou o prefeito Napoleão Bernardes (PSDB), que visitou todas as instalações do abrigo e participou da refeição coletiva.
Já o vice-prefeito Mário Hildebrandt abordou a relevância social do espaço na recuperação das vidas. “Ninguém gostaria de estar em situação de rua, e, por isso, precisamos acolher estas pessoas. No Amblu elas estão longe dos perigos das ruas, como drogas e a violência. Neste local elas recebem o apoio necessário para se reaproximar da família e recuperar a cidadania.”
Os encaminhamentos para o abrigo municipal são realizados pelo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop). As unidades têm em seu quadro profissional assistentes sociais, educadores e psicólogos, preparados para auxiliar os usuários. Estes recebem o apoio necessário para voltar aos seus lares, para o mercado de trabalho e também o encaminhamento para o tratamento de dependência química, se for o caso.
O secretário de Desenvolvimento Social, Oscar Casico Grotmann, agradeceu a todos os servidores e colaboradores. “O espaço está mais humano e isso é fundamental, pois aqui não tratamos de objetos, mas de pessoas. Todo o espaço foi repensado para permitir uma condição melhor de vivência para eles. Quero agradecer a todos que colaboraram com essa revitalização”.
*Do portal da prefeitura de Blumenau