Em Pelotas, convênio viabiliza cursos para mulheres vítimas de violência

PSDB pelo Brasil - 25/05/2017
24.05.2017 – Assinatura de convênios entre SAS e CAVG – Foto: Marcel Avila

Representantes da Secretaria de Assistência Social (SAS) e do Programa de Extensão Universitária (PROEXT) do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) assinaram convênio, na manhã desta quarta-feira (24), para a realização do projeto intitulado “Curso de elaboração de produtos de padaria como ação inclusiva para mulheres em situação de violência” em Pelotas, cidade administrada pela prefeita Paula Mascarenhas (PSDB).

O curso visa proporcionar a capacitação na produção de produtos de padaria para mulheres que sofreram algum tipo de violência/abuso físico, psicológico/verbal ou sexual. O convênio foi firmado pelo secretário de Assistência Social Luiz Eduardo Longaray e pela professora do curso Técnico e Tecnólogo em Agroindústria do IFSul, Márcia Spadari Selmo. A Coordenadora de Políticas para as Mulheres, Myryam Viegas, acompanhou a assinatura.

“O curso beneficiará mulheres atendidas no Centro de Referência de Atendimento a Mulheres em situação de Violência e tem o objetivo de construção da autonomia e geração de renda”, adianta Longaray. Já a coordenadora Myryan Viegas elogiou a iniciativa, que vai atender inicialmente 20 mulheres. São registrados mensalmente no Centro de Referência 30 novos casos de violência contra a mulher, totalizando mais de 700 mulheres nos últimos três anos.

A previsão é de que as atividades se iniciem no final de junho, com aulas teóricas e práticas, ministradas pela equipe do projeto. Cada participante receberá material didático impresso com todo o conteúdo, inclusive das aulas práticas.

As aulas teóricas de empreendedorismo e de boas práticas de fabricação serão ministradas em sala de aula do campus Pelotas – Visconde da Graça utilizando recursos audiovisuais para a apresentação dos conteúdos.

Serão realizados seis encontros com duração de cinco horas cada um. Eles serão oferecidos um a cada mês (junho, julho, agosto, setembro, outubro e novembro), todos realizados na primeira sexta-feira do mês, no turno da tarde.

*Do portal da prefeitura de Pelotas

X
25/05/2017