Em São Paulo, Marchezan destaca ações na área da Educação
No Encontro Anual da Fundação Estudar, em São Paulo, o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior (PSDB), destacou ações que a prefeitura vem implementando para melhorar o nível de ensino na rede municipal. Entre elas está a reorganização da rotina escolar, na qual os alunos passaram a ter cinco períodos e não são mais dispensados durante as reuniões pedagógicas semanais, por exemplo. Marchezan participou do painel Gestão Pública, Educação e Impacto Social, na tarde desta segunda-feira, 7, com a diretora do Centro de Inovação em Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas-RJ, Cláudia Costin, e com a CEO do grupo Eleva Educação, Duda Falcão.
O prefeito da capital gaúcha disse que a sociedade porto-alegrense desconhecia situações como essa, que ocorriam há 20 anos na rede municipal e contribuem para o baixo nível de aprendizagem – 91% dos alunos concluem o Ensino Fundamental sem saber matemática e português. “Durante muito tempo, a elite abandonou a política. Se vocês não forem protagonistas, não se responsabilizarem, o seu João e a Dona Maria, que não tiveram as mesmas oportunidades, vão continuar sem acesso a serviços”.
O prefeito falou ainda de sua trajetória política como deputado estadual e federal – e de iniciativas como o Banco de Talentos, que seleciona profissionais para atuar em diferentes funções no Executivo da Capital – iniciativa que foi elogiada por Cláudia Costin.
Marchezan foi o primeiro prefeito a integrar o time de palestrantes da organização comandada pelos empresários Jorge Paulo Lemann, Beto Sucupira e Marcel Telles. A Fundação Estudar, sem fins lucrativos, concede bolsas de MBA nos Estados Unidos e de graduação no Brasil, nas áreas de Administração, Economia e Direito. Em 26 anos de atividades, já beneficiou cerca de 650 ex-bolsistas, 26 mil jovens através dos seus cursos e 15 milhões de pessoas pelos canais disponíveis na Internet.
A programação contou com a participação de personalidades como o ex-técnico da Seleção Brasileira de Vôlei, Bernardinho, o apresentador Luciano Huck e a co-fundadora da Nubank, Cristina Junqueira.
*Do portal da prefeitura de Porto Alegre