Empresários discutem o fortalecimento da economia

Sintonizado com a agenda econômica do Brasil e do mundo, o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), participou, nesta sexta-feira (9), do 5° Fórum Brasileiro da Indústria de Alimentos, evento organizado pelo Grupo de Líderes Empresariais (LIDE), que reúne mais de 1,7 mil empresários – responsáveis por 52% do PIB nacional. Em discussão, alternativas para o fortalecimento do ambiente de negócios no Brasil e no exterior, além do crescimento econômico e desenvolvimento social.
“Nós somos privilegiados de termos um governador que atraiu esse evento para Goiás, que criou políticas econômicas que têm atraído empresas para o Estado, gerando riquezas e empregos”, ressaltou o presidente do Sindicato da Indústria de Fabricação de Etanol do Estado de Goiás (Sifaeg) e presidente do LIDE em Goiás, André Rocha. Ele afirmou ainda que Goiás “é o segundo maior produtor de alimentos no país, atrás apenas de São Paulo”, disse o governador.
O governador disse que a principal discussão do 5° Fórum Brasileiro da Indústria de Alimentos debates sobre o futuro da indústria de alimentos e inserção cada vez maior dos produtos brasileiros no mercado internacional e para a agregação de valor tecnológico à produção.
Em discurso a ex-ministros, empresários e parlamentares, lembrou que Goiás é responsável por cerca de 20% dos alimentos produzidos no Brasil. Porém, Marconi admitiu estar “preocupado” com os rumos do agronegócio, mas tranquilizou-se ao ver que os setores do agronegócio e da indústria de alimentação agiram rápido.
“Eu, particularmente, governador de um Estado produtor de alimentos e de carne, me preocupei muito com todo aquele escândalo que, na minha opinião, foi um exagero muito grande. O que me tranquilizou foi a agilidade, a inteligência e a busca de unidade de esforços que levou à superação da crise, o que demonstra maturidade das autoridades brasileiras e, principalmente, dos responsáveis pelo agronegócio no país”, afirmou o governador de Goiás.
Economia e política
Marconi, mais uma vez, mostrou ser um governante atento à política nacional, que é responsável por provocar reflexos cotidianos nos estados, nas cidades e na vida dos goianos: “Esse é um momento rico para o Brasil avançar nas reformas da Previdência, Trabalhista e, depois, na Política. O Brasil começou a decolar com resultados expressivos. No prazo de um ano conseguimos reduzir a inflação de mais de 10% para 4%, e os juros da taxa Selic de quase 15% para 10%. Começou também a reação do emprego e do PIB”. Disse ainda estar confiante de que “esse debate de hoje vai contribuir para a superação desse momento e para que o Brasil se destaque cada vez mais na produção de alimentos”.
Exportação
Ao analisar o crescimento da economia goiana e a ampliação dos parceiros comerciais, Marconi pontuou que é urgente a ampliação dos parques industriais brasileiros para que seja agregado valor à matéria-prima, o que contribui para a geração de empregos. “A nossa ênfase tem que ser na industrialização das nossas matérias-primas, como está acontecendo na China”, observou.
“Goiás conseguiu expandir o número de países com os quais faz negócios. Quando eu entrei no governo eram 50 países, hoje são 150. Mas é preciso investir ainda mais na industrialização das nossas riquezas. Nós não podemos continuar exportando apenas commodities. Temos que industrializar esses produtos porque é aí que estão os empregos”, frisou.
LIDE
O Grupo de Líderes Empresariais (LIDE) é uma organização de caráter privado que reúne empresários em diversos países e debate o fortalecimento da livre iniciativa do desenvolvimento econômico e social, assim como a defesa dos princípios éticos de governança corporativa no setor público e privado.
*Clique aqui para ler a reportagem completa.