MT quer ampliar cadastro de doadores de medula óssea

Saúde - 17/05/2017

Com vistas a conscientizar a população sobre a doação de medula óssea, o governo do Mato Grosso, por meio da Secretaria de Saúde, realiza entre os dias 22 e 28 de maio, a Semana Estadual de Conscientização da Importância da Doação de Medula Óssea. O governador do Mato Grosso, Pedro Taques (PSDB), reitera com frequência a importância da doação de medula óssea.

Além de conscientizar as pessoas sobre a importância da ação, o objetivo é, também, ampliar o cadastro de voluntários aptos a doar medula óssea, que é usada no tratamento de leucemia. Em Cuiabá, o local para fazer o cadastro é o Hemocentro.

A assessora de doação do Hemocentro, Cleuni Silvana Grüger, ressalta que a ideia é atingir as comunidades indígenas, quilombolas e a população da região de fronteira, pouco representadas na rede mundial de doadores.

De acordo com informações do Hemocentro, em Mato Grosso existem aproximadamente 38 mil doadores cadastrados no Redome – Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea. O órgão trabalha para ampliar o cadastro em pelo menos 10 voluntários por ano.

A Semana Estadual de Conscientização da Importância da Doação de Medula começa na segunda-feira, dia 22 e segue até domingo, 28 de maio. Audiências Públicas vão ser realizadas na Assembleia Legislativa e Câmara de vereadores de Cuiabá, além de palestras, com objetivo de esclarecer dúvidas relacionadas ao assunto.

Para saber mais e ver outras informações acesse: www.saude.mt.gov.br/hemocentro – ou ligue, 65 3623-0044.

*Clique aqui para ler a reportagem completa.

X
17/05/2017