Oficina incentiva artesanato sustentável no Teresina em Ação
O espaço organizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semam) em parceria com a Fundação Inês Carvalho durante a terceira edição do Teresina em Ação buscou levar o conceito de sustentabilidade à população do bairro Poti Velho, zona norte de Teresina, neste sábado (05). A população pôde conferir também uma exposição de peças utilitárias e decorativas feitas a partir do reuso de pneus, criadas pelo artesão Valter José.
“Vim ao evento buscar mudas de plantas para colocar no meu quintal, porque gosto muito dessa questão de preservar o meio ambiente, mas ia passando e me deparei com essa oficina de artesanato, achei uma maravilha e resolvi participar. Aprendi a fazer porta sacolas aproveitando garrafas PET, que, muitas vezes, jogamos fora. Agora vou ensinar a minha nora também, porque achei muito bacana mesmo e me sinto bem quando me ocupo com coisas assim”, conta a aposentada Expedita Medeiros, que está entre o público diverso que participou no último sábado (05) da oficina de artesanato sustentável oferecida no 3º “Teresina em Ação”, evento realizado pela Prefeitura de Teresina e TV Clube.
O Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Semam também esteve presente realizando um trabalho de sensibilização com a entrega de material educativo, abordando temas como preservação do nosso verde, poluição sonora e cuidado com os animais.
Segundo o secretário da Semam, Olavo Braz, a oficina foi uma das formas de inovar e atrair o público do evento para compreender, na prática, um ponto importante no que diz respeito à preservação ambiental. “Os temas associados ao meio ambiente precisam ser levados de forma a atrair a população, então essa oficina foi uma das formas que encontramos de levar à comunidade o conceito de sustentabilidade. O espaço teve um bom público, o que nos mostra que isso deve ser incentivado e expandido. Aliado a isso, também fizemos um trabalho de sensibilização com a entrega de folders educativos”, pontua o gestor.
A assistente social da Fundação Inês Carvalho, Jairane Escócia, explica que a oficina envolve questões para além do incentivo ao reaproveitamento de materiais para criar uma diversidade de peças. “Nessas oficinas, o público maior é composto por mulheres, e percebemos, muitas vezes, a presença da questão do empoderamento, porque elas se sentem mais úteis e mais capazes quando conseguem produzir uma peça”, destaca ela, acrescentando que a oficina deve ser levada para outras edições do evento, já que teve resultados positivos e um público considerável.
Vários tipos de serviços
O “Teresina em Ação” é uma iniciativa organizada por meio da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi). Com o engajamento de mais 14 órgãos que compõem a gestão pública municipal, o evento leva mensalmente para espaços públicos cerca de 50 serviços gratuitos para a população.
Dentre os serviços oferecidos estão: entrega de mudas de plantas, emissão de título eleitoral, orientação da saúde bucal, rastreamento da hipertensão arterial, emissão do Passe Livre, pré-cadastro de Carteira do trabalho, cadastramento no Programa Bolsa Família, emissão de Identidade Jovem, atendimento com informações sobre a linha de crédito do Banco Popular, exposição de artesanato, contação de histórias, pinturas e leituras, escolinha de trânsito, serviços de solicitação do Cartão do Idoso e de Pessoas com Necessidades Especiais.
*Do portal da prefeitura de Teresina