Paula Mascarenhas debate segurança pública com deputado

Na tarde desta quarta-feira (2), a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) recebeu o deputado estadual Eduardo Oliveira (PSD), que está em Pelotas para participar, à noite, na Câmara Municipal, de uma audiência pública sobre segurança pública – assunto que norteou a conversa no gabinete. Paula informou o parlamentar sobre o trabalho que a Prefeitura realiza desde janeiro, a partir da criação da Secretaria de Segurança Pública (SSP), com o objetivo de desenvolver um plano municipal na área.
A prefeita contou a Oliveira que o Governo lançará, em 11 de agosto, o Pacto Pelotas pela Paz, que será executado a partir de cinco diretrizes e deve envolver instituições e a população em geral. Uma das metas do Pacto é reduzir o número de homicídios no município. “Já fizemos mais de 50 reuniões sobre o assunto. Para que o Pacto funcione e tenhamos resultados efetivos, é importante que todos participem.”
O deputado parabenizou a prefeita pela iniciativa e relatou uma experiência que conheceu no Japão, em visita recente, em que um grupo de pais, voluntários se revezavam nas esquinas do trajeto de seus filhos à escola, e faziam uso de um apito para pedir ajuda, quando preciso. “Segurança pública não é só caso de polícia, mas de integrar a comunidade”, ponderou, em conformidade com a prefeita.
Oliveira criou uma frente parlamentar para discutir segurança pública na Assembleia Legislativa e buscar mudanças na legislação, com vistas a facilitar o acesso de cidadãos civis a armas. Ele irá propor, na audiência desta noite, que a Câmara de Pelotas também crie uma frente, em nível municipal.
Natural de Santana do Livramento, Oliveira cumpriu três mandatos na Câmara de Vereadores daquele município, onde também exerceu o cargo de vice-prefeito, e foi secretário de Modernização Administrativa e Recursos Humanos do Governo de José Ivo Sartori.
A audiência foi acompanhada pelo vice-prefeito Idemar Barz e pelo vereador Fabrício Tavares (PSD).
*Do portal da prefeitura de Pelotas