Prefeito Rui Palmeira participa da conclusão do projeto Construindo com Mulheres

O prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), prestigiou, nesta sexta-feira (7), a conclusão da segunda etapa do projeto para qualificação profissional Construindo com Mulheres, da Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes). Com a ação, fruto da parceria com a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), a Prefeitura promove cursos e capacitação para 600 mulheres em situação de vulnerabilidade social.
Nesta etapa, 200 mulheres foram capacitadas para atuar com pintura no ramo da construção civil. Para o prefeito Rui Palmeira, as iniciativas que promovam a melhoria da qualidade de vida dos maceioenses têm prioridade. “A Prefeitura já vinha se preocupando em gerar capacitação para a população há algum tempo e por meio do convênio firmado com a Semtabes, conseguimos formar a capacitação dessa segunda turma, que capacitou mulheres, mães de família para trabalhar na construção civil”, afirma o prefeito. “A partir de agora, começamos um trabalho interno da Semtabes com o Sine Maceió, que fará a ponte com as empresas para a inserção dessas mulheres batalhadoras ao mercado de trabalho”, explica Rui Palmeira, sobre o processo de intermediação de mão de obra.
Em Maceió, o programa para qualificação e inserção de mulheres no mercado de trabalho é desenvolvido em parceria com a ONG O Consolador e a turma que concluiu o curso nesta sexta já é a segunda. “A questão da qualificação profissional é ponto decisivo na contratação de um profissional e tudo só foi possível por meio dessa parceria entre Prefeitura de Maceió, Sudene e o Consolador, onde já formamos uma turma com 200 mulheres, agora fechamos mais um ciclo com mais 200 mulheres e em breve, teremos mais uma turma, totalizando 600 alunas, onde tudo ocorreu bem e estamos muito felizes com os resultados”, disse o titular da Semtabes, Ricardo Lessa.
A qualificação profissional melhora a autoestima das mulheres, que passam a dispor de novas habilidades para atuação profissional. “Hoje encerramos mais uma turma do Curso Construindo com Mulheres, formaremos uma nova turma em breve, onde a formação profissional é o objetivo final. Porém, a questão humanística tem um resultado importantíssimo na construção de tudo isso e ver essas mulheres sorrindo, muitas voltando a viver, com histórias de alunas que pararam de tomar remédios somente por estar aqui estudando e trabalhando, isso não tem preço”, conta a presidente da Casa Consolador, Ana Fragoso.
*Da prefeitura de Maceió