Prefeitura dá início ao trabalho de recuperação das estradas dos distritos de Santa Maria

PSDB pelo Brasil - 20/06/2017

Preocupada em garantir condições de trafegabilidade aos moradores, motoristas e, principalmente, ao transporte coletivo e escolar nos distritos de Santa Maria, a Prefeitura Municipal, administrada por Jorge Pozzobom (PSDB), começou, na manhã deste sábado (10), o trabalho de recuperação das estradas dos distritos. O início dos serviços foi possível em função da melhora do tempo e o objetivo do Executivo é seguir com o cronograma de forma contínua enquanto o tempo permanecer estável, inclusive no domingo (11) e durante o feriado de Corpus Christi (15). Na zona urbana do Município, também se iniciou a execução do plano de recuperação da malha viária.

Neste sábado, as equipes de trabalho foram divididas em diferentes distritos e localidades, para garantir que os moradores da maioria das regiões tenham condições de utilizar as estradas de forma segura o mais rápido possível. Conforme o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Paulo Roberto de Almeida Rosa, os serviços estão sendo executados nos distritos de Boca do Monte, Santa Flora, Pains, Arroio do Só, Palma e Passo do Verde. Segundo o titular da pasta, na maioria dos locais é realizado o trabalho de patrolamento, colocação de pedras e compactação dos materiais.

Conforme o superintendente do Interior, Paulo Schuster, no distrito de Boca do Monte, quatro estradas receberam os serviços de recuperação neste sábado. São elas: Estrada Imperial Armando Arruda e Estrada da Picada 12 de Maio, na localidade de Quebra Dente; Estrada Amélia Maraschin Savian, na localidade de Lajeadinho; e Estrada Alcides Marafiga, na localidade de Santo Antônio. De acordo com o superintendente, nesses locais, o maior problema é o acúmulo de barro nas estradas, o que dificultava o trânsito de carros e outros veículos. Conforme ele, cada uma das estradas deve receber entre cinco e seis cargas de pedra.

“Nossa prioridade é dar trafegabilidade ao interior, por isso, estamos trabalhando nas estradas que estão interrompidas, devido à grande quantidade de chuvas. Estamos começando nos locais onde é possível mexer na estrada, porque há alguns em que é preciso esperar que o terreno seque um pouco para começar o serviço”, explica Schuster.

Durante o trabalho na Estrada Imperial Armando Arruda, parte do tráfego precisou ser interrompida, durante a colocação e compactação das pedras na via. Para os moradores da região, a recuperação emergencial já ajuda a melhorar a condição da estrada. Para o pedreiro Luis Carlos Moresco Mann, 31 anos, a expectativa agora é que o tempo permaneça seco para que o trabalho possa ter continuidade.

“Estava bem difícil por aqui, era um trecho complicado de encarar. Eu só estava conseguindo passar de moto, com o carro não passava. Agora, colocando as pedras, já vai ajudar e vai dar para subir a estrada”, comenta Mann.

A dona de casa Marisdei Savian de Arruda, 44 anos, também comemorou a chegada das máquinas e dos materiais à localidade, em função de que o transporte escolar, que leva o filho dela de 12 anos ao colégio, voltará a passar em frente à sua residência.

“Ficou um atoleiro só aquele trecho. A partir do momento que colocam umas pedras, já permite que a gente passe”, destaca a moradora.

No distrito de Santa Flora, os trabalhos foram concentrados na Estrada Principal do distrito e na localidade de Colônia Pinheiro. Já em Pains, o trabalho iniciou na estrada que vai em direção ao distrito de Arroio do Só. Também foi colocada uma carga de pedra na localidade de Santa Taresinha, no distrito de Palma. Ainda, equipes atuaram no distrito de Passo do Verde, na recuperação de uma ponte.

Atendimento na zona urbana

As equipes da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos também estão em atuação na zona urbana de Santa Maria. Neste sábado, foi dado início à execução do plano de recuperação da malha viária do Município. Conforme Almeida Rosa, os trabalhos estão concentrados em ruas centrais e, também, nos bairros da cidade.

A principal frente de trabalho é na Rua Duque de Caxias, com início dos trabalhos no trecho próximo à BR-287. Conforme Almeida Rosa, no local, a primeira ação a ser realizada é a de fresagem, que consiste em fazer a preparação do local onde é lançada a camada de asfalto. Essa ação amplia a área do buraco e faz a remoção de pavimentos que estão deteriorados, antes que o novo revestimento seja colocado. O asfalto será colocado na via na tarde da próxima segunda-feira (12).

“Estamos atuando em várias frentes para garantir melhores condições de acesso aos moradores dos distritos e, também, aos da zona urbana. Queremos dar trafegabilidade e diminuir o transtorno e os problemas da comunidade”, destaca Almeida Rosa.

Equipes também atuaram, neste sábado, na Rua Floriano Peixoto, entre a Rua dos Andradas e a Silva Jardim, e na Vila Brenner. No primeiro local, foi feita a desobstrução de bueiro e a recuperação de tubulação da rede pluvial. Conforme Almeida Rosa, também será o trabalho de urbanização da área e, posteriormente, a colocação de asfalto. Já na Vila Brenner, foi feito o patrolamento e serviços de melhoria da rua.

* Do portal da Prefeitura de Santa Maria.


X
20/06/2017