Prefeitura de Manaus lança Caravana da Cidadania Ambiental nas escolas municipais

Aproximadamente quatro mil alunos de 40 escolas municipais receberão o projeto “Caravana da Cidadania Ambiental” neste ano letivo. A ação, que tem por objetivo trabalhar a Educação Ambiental de forma lúdica, foi lançada na manhã desta sexta-feira, 3/3, na Escola Municipal Sergio Alfredo Pessoa Figueiredo, que fica no bairro Presidente Vargas, zona Sul. A inciativa da Secretaria Municipal de Educação (Semed) conta com a parceria da Vara Especializada do Meio Ambiente e Questões Agrárias (Vemaqa), do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), e o Comando de Policiamento Ambiental, da Polícia Militar.
De acordo com a subsecretária da Semed, Euzeni Trajano, o projeto vem somar ao trabalho que já é desenvolvido pela secretaria na conscientização dos alunos e comunidade sobre a importância da preservação do meio ambiente. “A Educação Ambiental é uma preocupação da gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto e nós já temos a temática inclusa no currículo municipal, desde a Creche até a Educação de Jovens e Adultos, mas também temos o nosso projeto das Ocas Ambientais, que trabalha a Educação Ambiental não formal, levando o tema não apenas às escolas da rede municipal, como também à comunidade do entorno”, explicou.
A Caravana da Cidadania Ambiental será realizada pela coordenação das Ocas do Conhecimento Ambiental da Semed, que trabalha com a Educação Ambiental em toda a rede municipal de ensino, e contará com a parceria de outras secretarias municipais como a de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), de Limpeza Pública (Semulsp) e Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito de Manaus (Manaustrans).
O projeto acontecerá todas as sextas-feiras, durante o ano letivo de 2017, no período da manhã, em uma escola diferente a cada semana, onde serão realizadas atividades de teatro de fantoches, vídeos e palestras que despertem a sensibilização ambiental nos alunos. As escolas participantes também receberão material didático sobre o assunto, como a cartilha que explica, por meio de histórias em quadrinhos, a legislação ambiental brasileira.
Para o juiz Adalberto Carim a iniciativa é uma forma de garantir a formação de cidadãos mais conscientes sobre as questões ambientais e sobre como o assunto é importante para o bem estar e futuro do planeta. “É fundamental que essa semente da Educação Ambiental seja plantada desde cedo. Essas crianças e jovens serão os futuros secretários de meio ambiente, governadores, juízes, então nós temos que começar esse trabalho na base e a Caravana da Cidadania Ambiental tem como objetivo justamente isso”, reforçou.
Maria Clara, 8 anos, fez questão de participar do evento. Ela foi acompanhada do pai Arinaldo Menezes, que apoiou a iniciativa. A aluna cursa o 3º ano do Ensino Fundamental e falou sobre como esse tipo de atividade já trouxe mudanças para o seu dia a dia. “Antes, eu não me preocupava muito com isso, mas hoje sei que não devemos jogar lixo na rua, nos rios, nem derrubar árvore. Acho importante estudarmos esses assuntos”, afirmou.
*Do portal da prefeitura de Manaus