Prefeitura de Teresina usa rede social para ouvir população
Por orientação do prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), a população vai colaborar na construção do planejamento da cidade nos próximos dez anos, basta que enviem sugestões, recomendações e críticas para o site Teresinaparticipativa.com.br ou via aplicativo Colab.re. As manifestações devem ser encaminhadas até 31 de maio, quando estará disponível um questionário interativo, no qual as propostas serão acrescentadas como sugestões ao Plano Diretor de Ordenamento Territorial e do Plano Plurianual (2018-2021).
As perguntas do questionário estão divididas em três partes: leitura do bairro, da cidade e discussões educativas e técnicas. A secretária executiva de Planejamento Urbano, Jhamille Almeida, disse que as perguntas foram formuladas com a intenção de dar suporte à definição de diretrizes de planejamento urbano e rural e reunir dados que contribuam para a definição de prioridades de ordenamento territorial. Ao final, cada pessoa pode apresentar sua ideia.
“A cidade é vivida por muitas pessoas, e cada uma tem seu modo de vê-la. Por isso, esse processo de escuta é tão importante para que a Prefeitura de Teresina possa ter mais informações do que as pessoas querem, do que elas desejam e esperam da cidade nos próximos juntos. A Prefeitura quer, com a ajuda da população, garantir o desenvolvimento sustentável da cidade. São dez minutos que cada pessoa pode tirar para ajudar a construir dez anos”, ressaltou a secretária executiva.
Jhamille Almeida afirmou que a iniciativa surgiu durante o Fórum Teresina Participativa, em abril. Na ocasião, foram colhidas mais de 200 propostas que se juntarão às ideias dadas através da rede social. “O Fórum Teresina Participativa foi só o começo. Por meio do Colab.re, queremos ouvir mais pessoas com vivências diferentes. Quanto mais a população participar, mais rico será o Plano Diretor e o PPA”, afirmou ela.
Colaborações
Pelo aplicativo, a população responde ao questionário interativo e apresenta sua ideia sobre o que deseja para o futuro de Teresina, a partir de questões sobre educação, saúde, segurança, moradia e infraestrutura.
Para isso, é preciso baixar o aplicativo Colab.re, disponível para Android e iOS, e fazer o cadastro. O questionário também poder ser respondido pelo navegador no desktop por meio do site:
teresinaparticipativa.com.br
*Clique aqui para ler a reportagem completa.