Prefeitura intensifica ações de limpeza e dragagem de canais

PSDB pelo Brasil - 05/04/2017

A Prefeitura de Belém tem reforçado as ações de limpeza e dragagem de lixo nos canais da cidade há duas semanas. O objetivo do trabalho é melhorar o escoamento de água dos canais e, assim, combater alagamentos na cidade, já que no mês de abril as chuvas intensas aliadas à maré alta podem aumentar o risco de alagamentos. A previsão é de que a maré chegue a atingir 3,8 metros, às 12h, no dia 27 de abril, e às 12h45, no dia 28 de abril.

“Estamos intensificando os serviços de dragagem nos canais com equipes fazendo mutirão de limpeza, com hidrojato dando apoio, para que a gente minimize os efeitos desse período de inverno. Infelizmente, neste período, muitas vezes coincidem maré alta e chuvas, e aí temos os problemas de alagamento. Mas com todo esse trabalho que está sendo desenvolvido, esperamos diminuir muito esses efeitos”, afirmou o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho (PSDB).

Zenaldo Coutinho esteve na rua dos Caripunas, na manhã desta terça-feira, 4, onde acompanhou de perto o trabalho de limpeza que do canal por 30 agentes de limpeza. Foram deslocados para os serviços no canal da Caripunas, ainda, dez caçambas, uma escavadeira e uma retroescavadeira.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), a intensificação do serviço de limpeza dos canais começou no dia 20 de março e deve se estender até o dia 20 de abril. Até o momento já foram recolhidas cerca de quatro toneladas de lixo dos canais e mais de cinco toneladas durante a limpeza manual.

“Nós iniciamos esse trabalho pelo canal da Quintino com a travessa Padre Eutíquio, em seguida chegamos ao canal da Dr. Moraes, Generalíssimo e, agora, ao canal da rua dos Caripunas. E o próximo será o da travessa 14 de Março. A nossa previsão é de que mais de dez toneladas de lixo sejam retiradas só dos canais”, informou o chefe da divisão de macrodrenagem da Sesan, Marcus Carvalho.

Educação – Para a moradora do bairro da Cremação Socorro Azevedo, de 57 anos, que vive próximo ao canal da rua dos Caripunas, a situação de acúmulo de lixo no bairro só não está pior devido ao trabalho constante da Prefeitura de Belém.

“Eu não deixo ninguém falar mal da Prefeitura porque eu sei que eles estão trabalhando. A gente vê que o serviço é feito. Não pode falar mal”, afirmou a moradora. “O problema é que tem gente que vem até com caminhão e Kombi jogar lixo aqui. A caçamba que recolhe o lixo vem, limpa tudo e não demora está sujo de novo”, lamentou Socorro Azevedo.

Socorro não era a única moradora a lamentar a falta de apoio da população para a manutenção da limpeza dos canais e da rua dos Caripunas. Denice Moreira, de 40 anos, que faz parte da terceira geração da família a morar no local, contou que a avó e a mãe dela passavam pelas mesmas dificuldades de hoje anos atrás, antes mesmo dela nascer.

“É um sonho antigo nosso ver essa rua limpa, sem alagamentos, a realidade aqui sempre foi essa. Minha avó chegava a aterrar a rua com caroço de açaí para tentar melhorar, porque aqui sempre alagou”, afirmou Denice Moreira.

Denice e Socorro acreditam que, com um pouco mais de conscientização dos moradores, a situação pode mudar para melhor. “Eu estou com esperança de que vai mudar, porque pela primeira vez eu vejo que estão trabalhando mesmo na nossa rua e com o apoio da comunidade as coisas podem melhorar”, enfatizou Socorro.

*Do portal da prefeitura de Belém

Temas relacionados:

X
05/04/2017