Santos reforça ações de incentivo à amamentação

PSDB pelo Brasil - 02/08/2017

Na primeira semana de agosto comemora-se a Semana Mundial de Amamentação, criada para reforçar os benefícios que o ato faz para a saúde dos bebês e das mulheres.

O estímulo ao aleitamento materno dos recém-nascidos de forma exclusiva e em livre demanda até o sexto mês de vida é feito na rede municipal de saúde de Santos – cidade administrada pelo tucano Paulo Alexandre Barbosa -, principalmente em grupos específicos sobre o tema, encontros de gestantes e atividades do projeto Escola de Mães, desenvolvidos nas unidades da Atenção Básica e no Instituto da Mulher e Gestante, dentro do programa Mãe Santista.

Na Policlínica do Embaré, atualmente há dois grupos de aleitamento materno, um às quartas-feiras no período da tarde e outro às sextas pela manhã. As mulheres que tiveram bebês são orientadas em grupo e individualmente por médicos e profissionais de enfermagem sobre as vantagens e formas adequadas de amamentar, além de tirarem suas dúvidas.

Na atividade também tem início o acompanhamento dos bebês, que são medidos e pesados a cada encontro. As reuniões ocorrem a partir da primeira semana após o parto, normalmente uma vez por mês, até a criança completar seis meses, podendo ocorrer mais vezes no primeiro mês se preciso.

Na primeira participação, é feita uma amamentação assistida pelo médico. “Isso é importante principalmente para as mães de ‘primeira viagem’, para aprenderem a posição ideal”, explica a pediatra Valéria Palmieri.

A profissional ressalta os inúmeros benefícios do aleitamento, como a redução dos casos de infecções e aumento da imunidade nas crianças ou a redução do útero e perda do peso adquirido na gravidez para as mulheres. “O mais importante é a criação do vínculo, é um ato de amor que aproxima mãe e filho”.

A dona de casa Lahys Cardoso, 19 anos, participa do grupo no Embaré com o seu segundo filho, Miguel, de dois meses, e conta que fica mais segura com as orientações. “Pretendo que ele só mame no peito até o sexto mês. A minha primeira filha (Mirella, de 3 anos) mamou no peito até o quarto mês, porque tive que voltar a estudar. Ela teve uma boa indicação de leite, mas o materno é muito melhor”.

História

A Semana Mundial da Amamentação é comemorada desde 1992 em mais de 150 países, por iniciativa da World Alliance for Breastfeeding Action (WABA) – Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno, órgão consultivo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

As comemorações foram instituídas no Brasil pelo Ministério da Saúde por meio da portaria nº 2.394 de 2009. Desde 1997, a Semana Municipal do Aleitamento Materno faz parte do calendário oficial de Santos (lei n° 1.623).

*Do portal da prefeitura de Santos

X
02/08/2017