Zenaldo vistoria obras estruturais em Belém

PSDB pelo Brasil - 09/08/2017

Com pouco mais de um mês, desde que se iniciaram as obras na rua Roso Danin, no bairro de Canudos, em Belém, em junho deste ano, o trabalho na via está bem adiantado, e foi vistoriado em uma visita do prefeito Zenaldo Coutinho (PSDB) ao local, na manhã desta terça-feira, 8, na qual ele aproveitou para também ouvir os moradores sobre as necessidades deles.

O prefeito convidou os moradores para que participem de uma reunião que será realizada na tarde desta terça-feira com os engenheiros responsáveis pela obra, que vão dar detalhes sobre o trabalho e também fazer recomendações sobre como os moradores devem fazer para construir ligações de esgoto entre as suas casas e a rede de drenagem profunda da rua, que já está concluída e pronta para ser utilizada.

Zenaldo explicou a todos que os serviços precisam ser feitos neste momento em que a obra está. “O que pedimos é que essas obras de ligação sejam feitas logo agora, evitando que o asfalto que será colocado precise ser rompido para receber tubulação, futuramente. Por isso é importante ouvir as orientações dos engenheiros da obra. Tudo será explicado de uma forma simples e acessível”, reforçou o prefeito.

A extensão da rua em obras tem cerca de 250 metros e corresponde ao trecho final da via, após uma das ramificações do canal de Tucunduba, onde há uma ponte. No local, além da drenagem profunda, já estão prontos meio-fio e calçada de um dos lados da rua.

As obras estão em ritmo acelerado e devem ser concluídas em breve. “Já concluímos totalmente a drenagem profunda, e isso quer dizer que os moradores poderão começar a fazer as ligações de esgoto de suas casas para essa rede, mas isso precisa ser orientado, e é o que estamos fazendo. Seguimos com a parte de construção da drenagem auxiliar, do meio-fio e da calçada, cujo um dos lados do trecho já está pronto, o outro, quase concluído; e, por fim, a aplicação da capa asfáltica na rua”, explicou a diretora de Obras Viárias da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), Nelma Siqueira.

Praça – Além das obras de infraestrutura, esse trecho da rua Roso Danin terá ainda uma praça para o lazer dos moradores. O prefeito Zenaldo Coutinho esteve no local acompanhado pelos vereadores Igor Andrade, Toré Lima e Bieco, e explicou o que será feito. “Esta obra visa, principalmente, eliminar pontos de alagamento ao longo da rua, devido à proximidade com o canal do Tucunduba. Começamos em junho deste ano e vemos, agora, como as obras estão em ritmo acelerado. Estou feliz de estar aqui neste momento, vistoriando o andamento dos trabalhos, juntamente com a comissão de acompanhamento da obra, e esperamos entregar em breve a rua toda recuperada e uma praça totalmente urbanizada”, destacou o prefeito.

A praça se chamará Maria Helena Coutinho, e receberá uma quadra de vôlei e Academia ao Ar Livre, além de completo serviço de paisagismo, para o qual já está contratada uma empresa especializada.

A dona de casa Maria do Socorro Portal, de 55 anos, e moradora do entorno da rua Roso Danin, acompanhou a vistoria à obra munida de uma pequena câmera fotográfica e foi registrando tudo. “Eu moro na rua paralela a esta aqui, há 30 anos, e ela já está pronta, mas tenho amigos e meu filho mais velho mora aqui na Roso Danin, por isso, quero que a melhoria que tivemos na nossa rua chegue aqui também e seja concluída no prazo. Fico feliz em ver que este local está recebendo essas obras, porque faz muito tempo que estamos pedindo melhorias pra cá, e só agora fomos atendidos. Acho que tudo vai ficar bonito, e espero que os meus vizinhos tenham zelo pelo o que está sendo feito por aqui”, aposta a dona de casa.

Ponte – Os moradores reivindicaram ao prefeito a recuperação de uma ponte que passa sobre o canal do Tucunduba, na rua Roso Danin, que está quebrada. Nelma Siqueira, da Sesan, informou que as obras nesse local devem ser iniciadas no início da semana que vem. “Vamos reconstruir a ponte e vamos fazer uma abertura maior do canal para que assim a água flua melhor. A reconstrução será feita ainda em madeira, como é atualmente, mas a ponte será reconstruída em concreto, obedecendo às normas de engenharia quando as obras da macrodrenagem chegarem neste local, e essa ação também está sendo informada aos moradores”, informou Nelma Siqueira.

*Do portal da prefeitura de Belém

Temas relacionados:

X
09/08/2017