Notice: Trying to get property of non-object in /data/www/psdb/wp-content/plugins/wordpress-seo/frontend/schema/class-schema-person.php on line 152


Prefeituras comandadas pelo PSDB-PE nomeiam mulheres para primeiro escalão

A deputada estadual Terezinha Nunes ressalta o apoio do presidente do partido, Sérgio Guerra

Acompanhe - 14/01/2013

Terezinha Nunes  Foto George Gianni PSDBRecife – O PSDB de Pernambuco inicia o ano de 2013 com mais mulheres ocupando cargos  de confiança. Nos quatro municípios metropolitanos onde o partido elegeu ou reelegeu prefeitos – Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe, Itapissuma e Ipojuca – 35,7% das funções de primeiro escalão estão sob gerência feminina. A deputada estadual Terezinha Nunes, que também é secretária-geral do PSDB de Pernambuco, disse nesta quinta-feira (3) que o seu partido “inicia com o pé direito a atual gestão municipal no que se refere à participação das mulheres no primeiro escalão das prefeituras comandadas pelos tucanos”.

“Este é um avanço jamais visto em nosso Estado”, ressaltou a deputada que teve nesta sexta-feira (4) um encontro em seu gabinete com a secretária da mulher de Pernambuco, Cristina Buarque, discutindo uma maior integração entre a secretaria e a Assembleia no que se refere às políticas públicas de atendimento às mulheres. O encontro foi solicitado por Cristina que, no primeiro mandato de Terezinha, realizou parcerias com a secretaria de cidadania e direitos humanos, na época presidida pela deputada.

Segundo Terezinha, o percentual de mulheres nas gestões tucanas nos municípios metropolitanos vai se ampliar ainda mais, pois os prefeitos de Camaragibe, Jorge Alexandre, e de Itapissuma, Cal Volia, estão enviando projetos para as Câmaras com o objetivo de criar secretarias das mulheres, como já fez Elias Gomes, desde o primeiro mandato, e Carlos Santana, que já criou a secretaria em Ipojuca.

O PSDB enviou a todos os seus prefeitos em Pernambuco, há quatro anos, a recomendação de criar uma secretaria ou uma coordenadoria da mulher. Terezinha ressaltou que a medida “tomada com o apoio do presidente nacional do partido, Sérgio Guerra, teve grande repercussão e o resultado é o que se vê agora. “As mulheres não estão ocupando apenas os seus espaços específicos – no caso das secretarias da mulher – mas também outras secretarias importantes.”

No levantamento realizado pelo PSDB na RMR – o mesmo será feito agora no interior – são as seguintes as secretarias ocupadas por mulheres nos quatro municípios citados:

CAMARAGIBE – Jorge Alexandre

17 secretarias – 2 mulheres – 11,7%

– Sec. de Juventude e Emprego: Maria José da Luz

– Sec. de Desenvolvimento Econômico e Cidadania: Silvana Arraes

IPOJUCA – Carlos Santana

14 secretarias – 9 mulheres – 64%

– Sec. de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente: Berenice Andrade Lima

– Sec. Educação: Margareth Zaponi

– Sec. de Infraestrutura e Serviços Públicos: Eryka Luna

– Sec. de Planejamento e Gestão: Danielle Lima

– Sec. de Saúde: Zelma Pessôa

– Proc. do Município: Virgínia Pimentel

– Sec. de Bem Estar Social: Marilene de Holanda

– Sec. de Imprensa: Mariana Melcop

– Sec da Mulher: Dora Pires

ITAPISSUMA – Cal Volia

10 secretarias – 4 mulheres – 40%

– Sec. de Obras: Suely Guilherme

– Sec. de Educação: Marly Marques

– Sec. Administração: Aldaneide de Souza

– Sec. de Ação Social: Josinete Gomes

JABOATÃO – Elias Gomes

15 secretarias – 5 mulheres – 33%

– Sec. Governabilidade Integrada: Maria da Conceição Nascimento

– Sec. de Políticas Sociais Integradas: Karla Menezes

– Sec. de Desenvolvimento da Cidade: Fátima Lacerda

– Sec. de Planejamento e Coordenação da Ação Governamental: Maria Mirtes Cordeiro

– Sec. da Mulher: Ana Selma dos Santos

Total: 56 secretarias dos quatro municípios – 20 mulheres – 35,7%

Temas relacionados:

X
14/01/2013