PSDB quer eleger 1000 candidatas em 2012
O presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra (PE), quer que o partido se empenhe para eleger mil candidatas nas eleições do ano que vem. O desafio foi lançado durante o seminário “Projeto de Capacitação para Candidatas – Eleições 2012”, organizado pelo PSDB Mulher, no Hotel Manhattan, em Brasília.

Brasília – O presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra (PE), quer que o partido se empenhe para eleger mil candidatas nas eleições do ano que vem. O desafio foi lançado durante o seminário “Projeto de Capacitação para Candidatas – Eleições 2012”, organizado pelo PSDB Mulher, no Hotel Manhattan, em Brasília.
“Vou lançar um desafio aqui na abertura deste seminário: quero ver o PSDB elegendo 1000 mulheres em 2012”, disse Guerra durante a abertura do evento, quarta-feira (16/11). Ele acrescentou que, “sem as mulheres, os jovens e os trabalhadores, o PSDB não será um partido social-democrata de futuro”, acrescentou.
O parlamentar pernambucano anunciou que a Executiva Nacional fará um esforço progressivo no sentido de abrir integralmente o partido para a participação cada vez maior das mulheres nas suas representações. O próximo passo será organizar, no primeiro trimestre de 2012, um seminário voltado para candidatas debaterem assuntos ligados à Social Democracia.
“Esse é um problema antigo na sociedade brasileira. Equilibrar a participação da mulher na política não é de fácil solução. Não bastam metas quantitativas, é necessário um esforço de capacitação no sentido de desenvolver a participação política. O PSDB só será um partido moderno se contar com a participação equilibrada de todos os segmentos sociais e políticos”, avaliou.
Leia também: Seminário vai definir bandeiras para 2012
Pulsar das ruas
Thelma de Oliveira saudou as participantes e demais lideranças, como os deputados Mendes Thame (SP) e Otávio Leite (RJ), presentes na abertura do encontro, que prossegue nesta quinta-feira (17). O senador Aécio Neves (MG) enviou, por escrito, mensagem de saudação. A presidente do PSDB Mulher fez uma apresentação lembrando a formação e a trajetória do partido e do Secretariado da Mulher.
“Longe das benesses oficiais, mas perto do pulsar das ruas, nasce um novo partido”, lembrou Oliveira ao citar o manifesto de criação do PSDB, em 26 de junho de 1988. Ela mostrou ainda que um partido político deve servir para fazer a mediação entre as necessidades e as aspirações das pessoas, transformando-as em programas partidários.
“Não queremos lançar candidatas apenas para cumprir quotas, candidatas laranjas. Queremos candidatas que orgulhem o PSDB”, observou. “O PSDB desde a sua origem é um partido formado por quadros que defendem a democracia e as instituições republicas. Estão no DNA do partido a defesa e a promoção da dignidade humana, a democracia como valor fundamental, a justiça social como meta de desenvolvimento sustentável, sempre com uma visão moderna do Estado, com foco no cidadão”, enumerou a presidente do PSDB Mulher.
Ela anunciou que vai visitar todos os oito governadores do PSDB até o primeiro semestre de 2012 e pedir apoio, tanto para melhorar a estrutura do secretariado no estados, como para aumentar a inserção política das candidatas a prefeito e vereador. Sérgio Guerra prometeu apoiar a iniciativa.
O PSDB Mulher, desde que foi criado em maio de 1999, por inspiração do ex-governador de São Paulo Franco Montoro, realiza seminários e congressos nacionais para estimular a mobilização, a discussão e a organização política das mulheres. O resultado das iniciativas pode ser constatado no número de representantes femininas defendendo as bandeiras do PSDB.
Nas eleições de 2004, 6.962 candidatas concorreram para vereadoras, sendo 761 eleitas em todo o Brasil. Naquele ano o partido elegeu também, 54 prefeitas. Nas eleições seguintes, em 2008, foram 6.894 candidatas às Câmaras Municipais e 730 eleitas. Sendo que o número de prefeitas subiu para 75.
A meta das presidentes dos secretariados estaduais, dos municípios e lideranças do partido em todo o Brasil é ampliar em 10% a participação feminina em 2012.
Thelma de Oliveira fez uma radiografia da atual estruturação do PSDB Mulher, organizado em praticamente todos os Estados brasileiros, menos em Rondônia, Piauí e Paraíba, locais que vão receber atenção nos próximos meses. Já o Secretariado PSDB Mulher nas Capitais encontra-se 100% estruturado.