PSDB tem o maior número de governadores eleitos

Em 2011, partido governará um total de oito Estados.

Acompanhe - 01/11/2010

Em 2011, partido governará um total de oito Estados.

Brasília (31) – Com o fim das eleições de 2010, o PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) sai do pleito, realizado neste domingo, como o partido com maior número de governadores eleitos. Somando os dois turnos, os tucanos fizeram oito governadores: quatro no primeiro e outros quatro, no segundo.

Neste domingo, no segundo turno, o senador Marconi Perillo foi eleito para governar o estado de Goiás pela terceira vez. Com 100% das urnas apuradas, Perillo ficou com 53% dos votos válidos. Advogado e pai de duas filhas, ele foi eleito pela primeira vez para comandar o estado em 1998. Em 2002, foi reeleito já no primeiro turno.

No Nordeste, Teotônio Vilela Filho foi reeleito em Alagoas. Com 59 anos de idade, Vilela derrotou com 53% dos votos válidos o adversário Ronaldo Lessa (PDT), apoiado pelo senador Renan Calheiros e pelo ex-presidente da República, Fernando Collor.

Já no Norte, Simão Jatene foi eleito governador do Pará com ampla vantagem sobre a candidata adversária, Ana Júlia Carepa (PT). Com a totalidade da apuração das urnas, Jatene tem 56% dos votos válidos. Economista e professor universitário, ele concorreu pela primeira vez a um cargo eletivo em 2002 e se elegeu governador do estado.

Ainda no Norte, José Anchieta Junior reelegeu-se e governará o estado de Roraima nos próximos quatro anos. Em uma disputa acirrada, ele ficou com pouco mais de 50,43% dos votos válidos.

No primeiro turno, o PSDB já havia sido um dos partidos com maior número de governadores eleitos. Na ocasião, Geraldo Alckmin foi eleito governador de São Paulo; Antonio Anastasia reeleito para comandar Minas Gerais; Beto Richa escolhido para governar o Paraná e Siqueira Campos venceu a disputa ao governo de Tocantins.

Temas relacionados:


X
01/11/2010