PSDB terá candidatos a prefeito em 17 capitais; veja os perfis
PSDB terá candidatos a prefeito em 17 capitais; veja os perfis de todos eles
Nas eleições para prefeito este ano, o PSDB terá 17 candidatos nas capitais: Belém (PA), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), São Luís (MA), São Paulo (SP), Teresina (PI) e Vitória (ES).
Confira:
Belém (PA) – Zenaldo Coutinho
Casado, pai de duas filhas e advogado, começou a carreira política em 1982, aos 21 anos, como vereador de Belém, sendo reeleito em 1988. Entre 1995 e 1996 ocupou a Presidência da Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA), onde, em 1997, foi líder do governo. Zenaldo elegeu-se pela primeira vez deputado federal pelo PSDB, em 1998. Hoje está na terceira legislatura. Além de ser membro titular da Comissão de Constituição e Justiça na Câmara, é candidato à prefeitura de Belém.
Campo Grande (MS) – Reinaldo Azambuja
Nasceu em 13 de maio de 1963, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Casado, agropecuarista e pai de três filhos, ele começou a vida pública aos 33 anos, quando foi eleito prefeito de Maracaju pelo PSDB, no ano de 1997. Sob sua gerência, a cidade a subiu da 12ª para 5ª maior economia do estado e se consolidou o maior produtor de grãos. Reinaldo foi reeleito prefeito em 2004 e, em 2006, se tornou o deputado estadual com a maior votação da história do Mato Grosso do Sul. Atualmente é deputado federal e líder do PSDB na Assembleia, compõe a Comissão de Constituição Justiça e Redação (CCJR), e candidato à prefeitura de Campo Grande.
Cuiabá (MT) – Guilherme Maluf
É médico, casado e pai de três filhos. Em 2004 foi eleito vereador, e dois anos depois, deputado estadual. Nasceu em março de 1963, em Cuiabá. Também foi secretário estadual de saúde e no parlamento, e assumiu ainda a presidência da Comissão de Segurança Pública e Comunitária da Assembleia Legislativa, além de ter sido membro titular da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social e suplente das comissões de Fiscalização e Acompanhamento de Execução Orçamentária; Indústria, Comércio e Turismo; Trabalho e Administração Pública. É dele a lei da Ficha Limpa para os cargos do governo do estado. Reelegeu-se deputado estadual em 2010 e agora é candidato à prefeitura de Cuiabá.
Fortaleza (CE) – Marcos Cals
Aos 48 anos, é filho do ex-ministro de Minas e Energia e ex-governador do Ceará, César Cals de Oliveira Filho. Marcos é casado, com formação em Sociologia. Em 1986, com apenas 22 anos, tornou-se o deputado estadual mais jovem da história do país. Foi eleito para seis mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa, onde foi por duas vezes presidente (2005-2007). Durante sua gestão foi instalada a TV Assembleia, primeiro canal de televisão aberta do Poder Legislativo do Brasil. Em 2007, assumiu a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará onde esteve até março de 2010. Filiado ao PSDB desde 1997, é presidente estadual do partido e disputa a prefeitura de Fortaleza.
João Pessoa (PB) – Cícero Lucena
Natural de São José de Piranhas, município do interior da Paraíba, Cícero de Lucena Filho, 55 anos, nasceu em agosto de 1957. Casado e empresário da construção civil, o atual senador pelo PSDB começou a vida pública em 1990 como vice-governador da Paraíba, na chapa encabeçada por Ronaldo Cunha Lima. Em 1994 assumiu o mandato de governador, quando Lima se afastou para concorrer ao Senado, tornando-se o mais jovem governador do estado da Paraíba, com 37 anos. Em 1996 disputou a prefeitura de João Pessoa, reelegendo-se no primeiro turno do pleito seguinte. Durante sua administração, Cícero foi responsável por grandes projetos de infraestrutura urbana, entre eles, a criação de um dos mais modernos sistemas de coleta e armazenamento de lixo do Brasil.
Maceió (AL) – Rui Palmeira
Nascido em 13 de setembro de 1976, Rui Soares Palmeira, 36 anos, é natural de Maceió. Casado e pai de uma filha, o advogado estreou na vida pública em 2006, ao se eleger deputado estadual. Em 2011 assumiu o mandato de deputado federal pelo PSDB, sendo o candidato mais votado na capital, com cerca de 70 mil votos, e o parlamentar alagoano mais jovem na história da Câmara. O tucano foi responsável por projetos como o que amplia a divulgação e proporciona maior condição de fiscalização popular ao Programa Bolsa Família e a emenda à Medida Provisória que torna possível a recuperação de bibliotecas públicas afetadas por desastres naturais. Indicado pela revista Veja, em 2011, como um dos 20 deputados federais mais importantes do Congresso. Concorre ao primeiro mandato na prefeitura de Maceió.
Manaus (AM) – Arthur Virgílio
Natural de Manaus, Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto, 66 anos, casado e pai de quatro filhos, diplomata formado pelo Instituto Rio Branco começou desde cedo a vida política: foi líder estudantil e crítico da ditadura militar. Em 1982 elegeu-se deputado federal e, em 1988, prefeito da capital. Ainda no início de seu mandato, em 1989, migrou para o PSDB, partido que ajudou a fundar. No ano de 1994 foi eleito para seu segundo mandato de deputado federal, agora pelo PSDB, sendo reeleito em 1998. Um dos líderes do governo Fernando Henrique na Câmara, ocupou o cargo de Ministro-Chefe da Secretaria Geral da Presidência. Em 2002 elegeu-se senador, tornando-se líder da bancada tucana e um dos críticos mais firmes do governo Lula.
Natal (RN) – Rogério Marinho
Casado e pai de quatro filhos, o economista formado pela Universidade Potiguar (UnP) teve grande participação no movimento estudantil do Rio Grande do Norte. Estreou na vida pública em 2001, ao se eleger vereador, sendo reeleito em 2005. Em 2006 foi eleito deputado federal, filiando-se ao PSDB dois anos depois. Em 2011 reassumiu o cargo, já pelo PSDB, como suplente. Na Câmara, se destacou com projetos de lei que estabeleciam a criação de escolas técnicas no Rio Grande do Norte e a destinação de bolsas de estudo a alunos e professores da rede pública de ensino. Atualmente, Rogério disputa o primeiro mandato para a prefeitura de Natal.
Porto Alegre (RS) – Wambert Di Lorenzo
Natural de João Pessoa (PB), Wambert Gomes Di Lorenzo, 43 anos, é casado e pai de dois filhos. Advogado e professor universitário, com doutorado em Direito do Estado e Teoria do Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), foi Membro do Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul e Presidente da Fundação de Desenvolvimento e Recursos Humanos do Estado. Ligado a causas sociais, Wambert também é conselheiro da Cruz Vermelha. Em 1991 filiou-se ao PSDB, onde é um dos fundadores do Movimento Franco Montoro, que visa o resgate dos valores do humanismo social cristão e que inspirou a fundação do partido. Atualmente, concorre ao seu primeiro mandato na prefeitura de Porto Alegre.
Porto Velho (RO) – Mariana Carvalho
Ela é a mais jovem candidata à prefeitura de uma capital nessas eleições. Aos 25 anos, Mariana Carvalho herdou a vocação política do pai, Aparício Carvalho, que foi vereador de Porto Velho, deputado federal e vice-governador de Rondônia. Sempre atuante nos assuntos políticos e partidários, filiou-se ao PSDB com 16 anos de idade, mas nunca abandonou a vida acadêmica. É médica e bacharel em Direito. Em 2008, foi eleita vereadora, apresentando, ao término do primeiro ano legislativo o maior número de apresentação de Pedidos de Providência e Projetos de Lei. Atualmente, é presidente da Comissão de Saúde e Higiene Pública e presidente do PSDB Jovem de Rondônia.
Recife (PE) – Daniel Coelho
O administrador Daniel Coelho é um dos rostos novos do PSDB nas eleições para prefeituras de capitais. Formado pela Universidade de Pernambuco e com mestrado na Universidade de Bournemouth, Inglaterra, tem 33 anos e foi eleito para o primeiro cargo público, vereador, em 2003. Nesse período, foi líder da bancada de oposição na Câmara do Recife. Reeleito, considerado o parlamentar mais atuante de capital, criou várias leis, com destaque para a área ambiental. Em 2010, se lançou ao desafio de tentar uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco e foi eleito com 47.533 votos. Daniel Coelho é casado com Rebeca e pai de Lucas.
Rio Branco (AC) – Tião Bocalom
Professor de Matemática, e Ciências Físicas e Biológicas Tião Bocalom, 59 anos, tem vasta vivência na esfera pública. Além de vereador em Nova Olímpia (PR), onde nasceu, foi prefeito duas vezes no município de Acrelândia, no Acre. Casado há 32 anos com a também professora Elisabeth Garcia Rodrigues e pai de um casal, também comandou a Secretaria Estadual de Agricultura entre 1999 e 2000. Lá, se destacou com a implementação do Programa de Defesa Animal e Vegetal e do primeiro Programa de Mecanização Agrícola do Estado, além da distribuição de sementes fiscalizadas aos pequenos produtores de todo o estado.
Rio de Janeiro (RJ) – Otavio Leite
Candidato à prefeitura da capital fluminense pelo PSDB, Otavio Leite tem ligação com a política desde que nasceu. Ainda quando bebê, esse sergipano de Aracaju recebeu a benção de uma das maiores figuras políticas do país. Leite é afilhado de batismo do ex-presidente Juscelino Kubitschek. Aos 51 anos, o deputado federal é advogado e o maior legislador brasileiro para as pessoas com deficiência. Casado com a pedagoga Angela Leite, tem dois filhos, Fernando e Otavio Filho. Está na vida pública há 20 anos, acumulando experiência como vereador, deputado estadual e vice-prefeito. Atualmente, exerce o segundo mandato como deputado federal.
São Luís (MA) – João Castelo
João Castelo, 74 anos, é natural de Caxias (MA) e está em seu primeiro mandato como prefeito de São Luís. Mas sua vida política teve início ainda em 1971, quando elegeu-se deputado federal pela primeira vez – em outras duas ocasiões, em 1998 e 2003, foi também eleito para a Câmara. Governou o Maranhão entre 1979 e 1982, e deixou obras que marcaram o estado, como a Ponte Bandeira Tribuzzi e o Sistema Italuís, responsável pelo abastecimento de água em São Luís. Entre 1983 e 1991, foi senador da República. É casado com Maria Gardênia há 52 anos. O casal tem três filhos: Thales, João e a deputada estadual Gardênia Castelo, também filiada ao PSDB.
São Paulo (SP) – José Serra
Aos 70 anos, José Serra foi um dos fundadores do PSDB, em 1988. Economista de formação, tem uma ampla experiência na carreira pública: deputado constituinte, secretário, senador, ministro do governo Fernando Henrique Cardoso, prefeito e governador de São Paulo. É responsável por realizações, como os medicamentos genéricos, o seguro-desemprego, o Museu do Futebol, o programa de combate à Aids considerado pela ONU como um dos melhores do mundo, entre outras iniciativas. Casado com Mônica, psicóloga, tem dois filhos: Verônica e Luciano, e dois netos, frutos de uma união de mais de 45 anos.
Teresina (PI) – Firmino Filho
O deputado estadual Firmino Filho busca retomar o cargo de prefeito de Teresina, que exerceu entre 1997 e 2004. Quando venceu sua primeira eleição para governar a cidade, em 1996, Firmino tinha apenas 33 anos, o que fez dele um dos prefeitos de capital mais jovens do Brasil. Três anos antes, foi nomeado secretário de Finanças da prefeitura. Também foi vereador entre 2008 e 2010, quando assumiu como deputado estadual. Está no PSDB desde o início de sua vida pública. Economista pela Universidade de Illinois (EUA), é casado com Lucy e pai de Bárbara, Bruno e Cristina.
Vitória (ES) – Luiz Paulo Vellozo Lucas
Engenheiro de produção e funcionário do BNDES, 55 anos, também é professor de economia. Pai de três filhos: André, Laura e Rafael, fruto do casamento com Suely. A vida pública de Luiz Paulo inclui dois mandatos à frente da prefeitura capixaba (1997 e 2004), e uma passagem pela Câmara dos Deputados (2007 e 2010). No Congresso, destacou-se como um dos principais opositores da lei 9478/97, que modifica as regras de remuneração do petróleo e prejudica o Espírito Santo. Filiado ao PSDB desde 1993.