Ministro do STF conclui relatório do mensalão
Relator do processo, ministro Joaquim Barbosa, entregou o relatório para os demais ministros, e julgamento pode começar em maio de 2012. “A notícia é um alento para os cidadãos que esperam punição para os envolvidos no maior escândalo de corrupção do governo do PT. A sociedade está atenta e cobra rapidez no julgamento”, avalia o presidente do PSDB, deputado federal Sérgio Guerra (PE).

Brasília – Após as declarações do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski de que alguns crimes do escândalo do mensalão poderiam prescrever antes do julgamento, o relator do processo, ministro Joaquim Barbosa, entregou o relatório para os colegas, de acordo com matéria publicada no jornal O Globo.
Joaquim Barbosa também enviou um resumo com argumentos dos réus e da Procuradoria-Geral da República. Ainda segundo a reportagem, no entanto, o voto que indica se há provas suficientes, ou não, para condenar os 38 acusados não está pronto.
“A notícia é um alento para os cidadãos que esperam punição para os envolvidos no maior escândalo de corrupção do governo do PT. A sociedade está atenta e cobra rapidez no julgamento. A impunidade nesse caso seria o pior dos mundos”, avalia o presidente nacional do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE).
Os ministros do STF só devem analisar o material quando o recesso do Judiciário terminar, no início de fevereiro do próximo ano. Mesmo assim, na avaliação de Joaquim Barbosa o processo pode ir a plenário entre abril e maio.