Responsabilidade por pedaladas fiscais é de Dilma, diz Nardes

Acompanhe - 26/06/2015

TCU_dialogo_licitacoes sustentaveis_8747Brasília (DF) – O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, afirmou ontem (25) que a responsável pelas manobras fiscais do governo federal para fechar suas contas, as chamadas “pedaladas fiscais”, é a presidente da República. “Não adianta o Arno Augustin dizer que foi ele que fez as ‘pedaladas’. As contas são da presidente”, disse, durante a abertura do terceiro dia de trabalhos do 3.º Congresso Internacional de Compliance & Regulatory Summit.

A afirmação do ministro se refere a um documento assinado pelo ex-secretário do Tesouro, Arno Augustin, no qual ele assume a responsabilidade pelas manobras.

Segundo a reportagem do jornal O Estado de S. Paulo desta sexta-feira (26), Nardes disse também que o fato do governo ter mantido as “pedaladas” neste ano agrava a análise das contas de 2015, que será feita em 2016. Para ele, o fato está sendo analisado pelo Tribunal.

De acordo com o ministro, as pedaladas são “operações de crédito sem autorização do Congresso Nacional”. No ano passado, o valor aplicado de forma irregular, segundo o TCU, chegou a R$ 40 bilhões. Nardes reiterou que não aprovou com ressalvas as contas do ano passado, como tradicionalmente é feito pelo TCU, porque, dessa forma os governantes não ouvem os pontos a serem melhorados.

“Chega de aprovar contas com ressalvas porque o governo passou dos limites, como no caso da Petrobrás”, disse, após uma breve análise do caso da estatal. “Falta de aviso não foi, mas, infelizmente, os governantes não aceitaram as sugestões”, concluiu.

Leia aqui a matéria na íntegra.

Temas relacionados:

X
26/06/2015