Richa e Alckmin firmam acordo para desenvolver agropecuária do PR e SP
Os governadores tucanos Beto Richa (Paraná) e Geraldo Alckmin (São Paulo) assinaram, nesta sexta-feira (13), um acordo de cooperação para o aprimoramento e o desenvolvimento do setor agropecuário dos dois estados. “Estamos celebrando esse convênio de intercâmbio para avançar na área de agricultura e pecuária do Paraná e de São Paulo. Temos várias experiências que podem ser compartilhadas”, disse Richa.
Ele ressaltou a visita de Alckmin ao Paraná e afirmou que, nesse período de crise econômica, é muito importante as parcerias entre os estados. “Queremos incrementar e fortalecer essa parceria. São Paulo é um estado irmão do Paraná. Temos que nos dar as mãos e somar esforços para, juntos, sairmos da crise que afeta a todos os brasileiros.”
O governador paulista explicou que, na prática, o acordo abrange pesquisa, inovação, informações, ações conjuntas de defesa sanitária animal e vegetal, sinergia na questão de pesquisa e inovação. “Esse acordo significa uma somatória de competências para os dois estados. Somos irmãos, o rio Paranapanema não nos separa, nos une”, afirmou.
Alckmin citou o Paraná como exemplo de associativismo e cooperativismo e disse que São Paulo quer se fortalecer nestes setores. “Temos até financiamento do Banco Mundial para um programa de agregação de valor à produção e melhoria de renda, principalmente do pequeno e médio produtor”, disse. O dirigente mencionou ainda a área de defesa animal, lembrando que o Paraná é hoje livre da peste suína, status que São Paulo deverá alcançar neste mês. “A parceria envolve também os institutos de pesquisa agropecuária do Paraná e de São Paulo para avançarmos mais em questões como preservação do solo, novos cultivos”.
*Da Assessoria de Imprensa do PSDB-PR