Rogério Marinho defende transformação administrativa em Natal
PSDB do Rio Grande do Norte ouviu moradores de Natal para formular conjunto de ideias para a cidade. Enxugamento da máquina administrativa é uma das necessidades; expansão de parcerias é outra.

Brasília – O deputado federal Rogério Marinho (PSDB-RN) defende que a execução de uma completa reforma administrativa é necessária para que a cidade de Natal ofereça serviços de qualidade à população.
“A estrutura administrativa pode ser enxugada sem que isso prejudique o desempenho dos serviços públicos”, aponta. Marinho explica que Natal pode, por exemplo, reduzir em 30% o número de suas secretarias e, na mesma proporção, diminuir o número de cargos comissionados. O parlamentar destaca também que uma boa medida seria a criação de uma cidade administrativa, que congregaria diferentes setores da prefeitura, reduzindo, assim, os custos da gestão, impulsionando o desenvolvimento.
A adequação da gestão pública pode fazer com que Natal implante projetos inovadores em diversas áreas, como saúde, educação, transporte e segurança – esta última, apontada pelos moradores, como o principal problema urbano. Marinho cita que um dos mecanismos para que a prefeitura local apresente soluções é o estabelecimento de parcerias. “Há uma série de questões que podem ser encaminhadas quando a administração municipal se une a outras instituições. Falamos desde obras de infraestrutura, como a construção de uma nova marina, até mesmo para a saúde. Se prefeitura e universidades da área de saúde se interligarem, teremos um melhor serviço para a população e também uma melhor formação dos estudantes”, avalia.
A aliança é defendida pelo deputado ainda no combate à violência. A manutenção das polícias militar e civil é, em todo o Brasil, responsabilidade do estado; mas, para Marinho, isso não inibe o município de apresentar sugestões para o incremento da segurança. “Iluminação pública é algo que está a cargo da prefeitura. Conversando com a polícia, podemos saber quais as regiões com maior ocorrência de crimes e iluminá-las. Há também a possibilidade de investirmos em câmeras de segurança para o monitoramento de áreas de risco. A atuação do executivo local pode ser decisiva no setor”, explica.
Projeto
A construção de propostas para a capital potiguar foi um dos resultados do projeto Pense Natal, empreendido pelo PSDB estadual. Nos últimos meses, o partido promoveu uma série de reuniões com moradores da cidade para o debate dos principais problemas do município. Foram detectadas carências em diferentes setores as quais ajudaram a legenda a compor uma relação de compromissos que serão apresentados aos cidadãos durante a campanha eleitoral.
As propostas têm como uma de suas bases experiências bem sucedidas em outras cidades do Brasil e do exterior. “Nenhum administrador tem que se preocupar com a reinvenção da roda. Nossa obrigação é conhecer o que foi feito em outros lugares, detectar o que deu certo e aplicar à realidade natalense”, declara Marinho.
Um exemplo é o projeto da construção da cidade administrativa, o polo agregador de diferentes instâncias de governo, baseado em iniciativa semelhante efetuada pelas gestões de Aécio Neves e Antonio Anastasia, em Minas Gerais. Outra iniciativa – também conduzida pelo PSDB – que inspirou o projeto para Natal é o modelo de gestão da saúde empreendido por Beto Richa no governo do Paraná. O estado tem sua saúde pública conduzida em parceria com universidades que colaboram com a cessão de profissionais e com a administração de serviços.
Do exterior, o PSDB do Rio Grande do Norte toma como referência uma proposta para a segurança pública que foi aplicada em Los Angeles (EUA): a realização de palestras por policiais em escolas públicas. Uma sugestão para o turismo foi extraída de uma boa experiência em Lima, a capital do Peru: a criação de um shopping a céu aberto em uma região, de modo a não comprometer a visibilidade da beleza natural do município.