Sancionado projeto de Bruno Araújo que incentiva pesquisa, inovação e desenvolvimento científico
A presidente Dilma sancionou nesta segunda-feira (11) projeto do deputado federal Bruno Araújo (PSDB-PE), líder da Oposição, que cria o Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação no país. O Projeto de Lei da Câmara (PLC) 77/15 promove inúmeras ações para o incentivo à pesquisa, à inovação e ao desenvolvimento científico e tecnológico ao reduzir a burocracia e incentivar a colaboração entre universidades e empresas.
“A ciência, a tecnologia e a inovação (CT&I) não vêm alcançando os resultados necessários ao desenvolvimento econômico e social do país. Tampouco tem conseguido exercer com plenitude seu potencial considerando a qualidade de grande parte das instituições de pesquisa e a capacidade inovadora do setor empresarial por falta de políticas de fomento do governo, indução e incentivo à CT&I”, apontou Araújo.
O deputado lembrou que o mercado globalizado e a velocidade da informação em nível mundial exigem que o Brasil desenvolva, em níveis de excelência, a produção nacional.
“É urgente que haja constante inovação, criação de novas tecnologias, desenvolvimento de novos produtos e processos, culminando no aumento do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), geração de novos empregos, circulação de riquezas e, em consequência, o aumento de arrecadação que se reverta em favor das políticas públicas, alimentando-se, assim, um círculo virtuoso”, reforçou o líder.
Do Portal do PSDB na Câmara