Senado convoca chanceler para explicar reação da Unasul ao impeachment

Acompanhe - 28/04/2016

senador Ricardo Ferraço FOTO Gerdan WesleyA Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado aprovou esta manhã (28) requerimento do senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES) convocando o chanceler Mauro Vieira para dar esclarecimento urgente sobre as circunstâncias em torno da carta do secretário-geral da União Sul-Americana de Nações (Unasul) aos presidentes e chanceleres dos países da Unasul, Ernesto Samper, manifestando o receio de uma “ameaça de ruptura democrática” e de instabilidade política na América do Sul em razão do processo de impeachment em curso no Brasil.

O senador considerou o gesto atentatório aos interesses nacionais e indício de ação coordenada pelo governo brasileiro. Na lista de questões já encaminhadas ao ministro está os registros oficiais de contatos informais de representantes do Brasil com o secretário-geral. “A presidente Dilma tem promovido campanha de desinformação junto a governos estrangeiros, organizações internacionais e a imprensa estrangeira sobre o que ocorre no Brasil. Essa postura é incompatível com as atribuições do chefe de Estado e, por atentar à soberania nacional, passível de enquadramento como crime de responsabilidade”, ressaltou.

Outro requerimento de Ferraço aprovado pela CRE hoje pede cópias das instruções do Ministério das Relações Exteriores para participação na reunião da Unasul, do relato oficial feito sobre as discussões feitas e das exposições dos representantes brasileiros. No dia 23 de abril em Quito, Equador, participaram do encontro pelo Brasil apenas o ministro Mauro Vieira e o Marco Aurélio Garcia, chefe da Assessoria Especial da Presidência. Além da agenda regular do foro, houve uma discussão sobre a crise política brasileira.

X
28/04/2016