Senador quer informações sobre visita de vice-presidente boliviano ao Brasil
Brasília (DF) – A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou nesta quinta-feira (22/10) o requerimento do senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) pedindo informações ao Itamaraty sobre a visita ao Brasil do vice-presidente da Bolívia Álvaro Garcia Linera. O tucano, que também preside o colegiado, disse que tomou conhecimento da vinda do boliviano pela imprensa.
No último mês de outubro, o vice-presidente boliviano esteve no Instituto Lula, em São Paulo, e participou do seminário “Bolívia: Dez anos de transformações políticas, étnicas e sociais”. Linera integrou mesa que incluiu o assessor especial da Presidência da República Marco Aurélio Garcia. O evento contou também com a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
No requerimento, Aloysio Nunes questiona se a visita de Álvaro Linera teve caráter oficial ou privado. O parlamentar também pergunta se o programa foi comunicado oficialmente ao Itamaraty ou à embaixada brasileira em La Paz. Sobre a participação de Marco Aurélio Garcia e funcionários do Poder Executivo no seminário, o tucano questionou se a presença deles no evento causou despesas ao erário.
“O objetivo é esclarecer se foram usurpadas por funcionários de outras repartições do Poder Executivo as atribuições do titular das Relações Exteriores e do Embaixador em La Paz na preparação e realização da visita daquela autoridade do Estado boliviano”, afirmou o senador no pedido.
* Da assessoria do senador