Serra: Eu vou fortalecer a Petrobras

Ele acusa governo petista de ter feito a maior concessão à iniciativa privada da história

Acompanhe - 26/10/2010

Ele acusa o governo petista de ter feito a maior concessão à iniciativa privada da história

Brasília (26) – Em debate realizado pela emissora Record, nessa segunda-feira, o candidato à Presidência pelo PSDB, José Serra (SP), rebateu “as mentiras” levantadas pelos petistas em períodos eleitorais. Ele destacou que a verdadeira privatização da Petrobras ocorreu no governo federal atual, comandado pelo PT e tendo a candidata Dilma Rousseff como presidente do Conselho de Administração da empresa.

“A candidata tem dito mentirosamente que eu penso em privatizar o petróleo. No entanto, no atual governo, ela foi presidente do Conselho de Administração da Petrobras – quem manda na Petrobras. A Dilma privatizou 108 blocos de exploração de petróleo, entregou a estatal para 108 empresas. Metade para empresas estrangeiras, metade para nacionais”, advertiu Serra.

Serra acrescentou que a estatal encontra-se loteada pelos aliados da petista. Ele citou como exemplo a BR Distribuidora, que vende gasolina e álcool aos postos. “O (Fernando) Collor de Mello, ex-presidente do Brasil, deposto por corrupção e que hoje apoia a Dilma, fanaticamente, com muita força, comanda as operações da BR Distribuidora”, condenou.

O tucano criticou a tentativa da petista de reduzir importância do petróleo que não é explorado na camada pré-sal que, segundo ela, seria “carne de pescoço” enquanto o da camada pré-sal seria o “filé mignon”. “Não se trata de carne de pescoço, nem filé mignon. O petróleo que sai do pré-sal e o petróleo que sai do que não é pré-sal é valioso da mesma maneira”, disse.

Serra condenou ainda os baixos investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC); o aumento no número de invasões de terra por parte do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) durante os mandatos petistas; criticou o descaso do governo com a Saúde; prometeu criar o Ministério da Segurança, para combater o crime organizado, etc.

Durante o debate, o presidenciável falou ainda sobre o meio ambiente. Serra se comprometeu com desmatamento zero da Amazônia e defendeu a proposta da ex-candidata Marina Silva de participação do Brasil em um fundo para ajudar a combater as mudanças climáticas. E lembrou que: “Dilma, no governo, se posicionou contra o Fundo Internacional do Meio Ambiente”.

O candidato tucano ainda defendeu mais investimentos na região Nordeste, onde as obras de infraestrutura, segundo ele, continuam no papel. Segundo ele, a candidata petista trata a região com “certo desdém”.

Serra e Dilma voltam a se enfrentar na próxima sexta-feira em debate promovido pela Rede Globo, o último antes da eleição do próximo domingo.

X
26/10/2010