Serra vai criar a Secretaria Nacional do Semiárido
Em Recife, candidato também fez caminhada e foi acompanhado por uma multidão
Em Recife, candidato também fez caminhada e foi acompanhado por uma multidão
Recife (27) – O candidato à presidência da República pela coligação “O Brasil pode mais”, José Serra, esteve nesta quarta-feira, em Recife (PE) e, em entrevista a duas rádios locais, defendeu a criação da Secretaria Nacional do Semiárido, responsável pelo fomento à mesorregião nordestina que abriga quarenta por cento da população regional. “Foram os nordestinos que construíram São Paulo e eu sei da importância de que todas as regiões andem juntas. No Brasil, se não for todo mundo junto, anda para trás”, explicou.
Serra também registrou sua indignação com o enfraquecimento da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), estatal responsável pelo fornecimento de energia no Nordeste. Desde o ano passado, várias medidas definidas pelo Ministério das Minas e Energia reduziram a independência da Companhia, atualmente mais subordinada à Eletrobrás. “O governo está matando a Chesf, uma empresa que foi a alavanca do desenvolvimento do Nordeste”, lembrou. Na presidência, Serra garantiu que vai fortalecer a Chesf e que a sua diretoria permanecerá mais vinculada às capitais nordestinas que às decisões de Brasília.
À tarde, o candidato participou de caminhada no centro de Recife, onde cumprimentou uma multidão de mais de quinze mil eleitores e lojistas, em meio a bonecos de Olinda e grupos de maracatu. Em conversa com a população, Serra reafirmou seu compromisso de ampliar o metrô na Capital e o Aeroporto dos Guararapes, além de melhorar o saneamento da região metropolitana de Recife e atuar na requalificação do litoral pernambucano.
Enquanto o candidato estava em Recife, o governador eleito de São Paulo, Geraldo Alckmin, fazia campanha no Piauí e o senador eleito, Aécio Neves, e o governador Antônio Anastasia, de Minas, foram à região metropolitana de Belo Horizonte e participaram de uma grande carreata.