Sub-relator da CPI do BNDES Alexandre Baldy aprova requerimento de informação à Camex
Deputados da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai investigar o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovaram requerimento do deputado Alexandre Baldy (PSDB-GO), que requisita ao Ministério do Desenvolvimento e à Câmara de Comércio Exterior (Camex) informações sobre empréstimos do BNDES. Outros dois requerimentos de autoria do tucano foram aprovados na reunião, que aconteceu na tarde desta terça-feira (18).
Após polêmica e obstrução dos partidos PT, PMDB e PCdoB, o requerimento foi aprovado com 12 votos favoráveis. Contestado por parlamentares da base aliada ao governo, Baldy defendeu que “não interessa se o dinheiro vai a Cuba ou Angola, o dinheiro é público e precisa ser fiscalizado.”
A comissão também aprovou requerimento que requisita ao BNDES cópias de inteiro teor e respectivos aditivos de todos os contratos relativos às operações de financiamento às exportações de serviços, associadas ou não a exportação de bens, concluídas ou não, para a Republica Dominicana, Venezuela, Angola e Cuba.
Outra proposta aprovada foi a que solicita informações sobre todas as operações – de valor unitário superior a R$ 100 mil – de compra e venda de ações e outros valores mobiliários efetuadas pela BNDESPar, com indicação do tipo de ativo adquirido ou vendido (empresa, tipo de ativo, etc), valor total da operação; valor unitário e justificativa da operação.
Ao final da reunião, o deputado foi formalizado relator parcial da Comissão Parlamentar de Inquérito que terá quatro sub-relatorias. Baldy é encarregado de realizar o relatório sobre financiamentos a contratos externos. “A CPI DO BNDES vai mostrar se a instituição foi usada por uma quadrilha conforme apontam os indícios. Os valores devem superar o Petrolão. O PT está fora da CPI porque é o principal investigado, não vamos medir esforços para trazer a verdade”, afirmou.
*Da assessoria do deputado