Theatro da Paz sedia o Festival de Ópera do Pará

Acompanhe - 04/11/2011

Belém – A ópera está de volta ao Pará. O Theatro da Paz, em Belém, receberá o Festival de Ópera, que levará aos paraenses espetáculos que juntam artes cênicas e música clássica. Algumas das apresentações terão entrada franca. A encenação de Tosca, obra italiana escrita por Giacomo Puccini, abrirá o evento no dia 8 de novembro. O festival ocorrerá até 3 de dezembro.

A programação inclui, além da apresentação das peças, palestras e aulas de música. A intenção do governo do estado é aproximar a ópera dos paraenses. Segundo o governador Simão Jatene (PSDB), o gênero não pode mais ser visto como pertencente apenas a uma “elite”.

“A ópera tornou-se livre, acessível, generosa. Os timbres desse rompante estão agora à altura de todos os ouvidos e não apenas de alguns. Enternecem conhecedores e encantam curiosos. Alinham a sensação do reencontro com a emoção da descoberta”, disse Jatene.

Há pouco menos de 100 anos, Tosca foi encenada no próprio Theatro da Paz.

A obra volta agora ao espaço por indicação do secretário de Cultura do Pará, Pedro Chaves. “O motivo dessa escolha é o fato de Tosca abordar um tema sempre atual, independentemente da trama romântica, pois possui um fundo político, com tortura para obter confissões, suicídios, um julgamento sumário e sem direito de defesa, culminando com um fuzilamento”, destaca Chaves.

O festival é realizado anualmente desde 2002.

Serviço
Os ingressos para o Festival de Ópera já estão a venda. Podem ser adquiridos no próprio Theatro da Paz (Rua da Paz, s/nº, Centro, Belém) ou pelo email bilheteriatp@supridados.com.br. Mais informações pelo telefone (91) 4009-8754.

O site do evento traz a programação completa.

Temas relacionados:

X
04/11/2011