Tripoli é o novo Coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista do Congresso Nacional

Acompanhe - 06/06/2016

O deputado federal Ricardo Tripoli (PSDB-SP) é o novo coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista do Congresso Nacional. O parlamentar paulista assume o posto após o deputado Sarney Filho (PV-MA), ex-coordenador, ter sido escolhido para chefiar o Ministério do Meio Ambiente.

O início da gestão de Tripoli à frente do Colegiado é marcado por uma série de eventos para comemorar a Semana do Meio Ambiente na Câmara dos Deputados. O Dia Mundial do Meio Ambiente foi comemorado ontem. As atividades relativas ao tema começaram hoje, com o lançamento de uma cartilha e um vídeo baseados nos “5R’s da Sustentabilidade”: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar. A iniciativa é em parceria com o Ecocâmara, o comitê de gestão socioambiental da Casa.

Na próxima quarta-feira (8), a Frente Parlamentar Ambientalista debate, durante café da manhã, o Acordo do Clima, elaborado na COP 21, a conferência da ONU realizada em Paris, no fim do ano passado. Tripoli lembra que o acordo ainda precisa ser ratificado pelo Congresso Nacional a fim de garantir recursos para o reflorestamento em grande escala, a agricultura de baixo carbono e as energias limpas. Com o apoio de organizações ambientalistas como a SOS Mata Atlântica e o Observatório do Clima, a frente parlamentar vai lançar a campanha “Ratifica Já”, em defesa da aprovação imediata do decreto legislativo que confirma o conteúdo do Acordo de Paris.

“O Brasil tem sido pioneiro na discussão desse tema e não podemos perder a iniciativa na redução de 2% na emissão de poluentes, com menos queima de produtos fósseis e menos utilização de combustíveis que deixam partículas em suspensão. Será uma grande discussão para que o Brasil possa ratificar rapidamente. A ratificação é fundamental porque daria a demonstração inequívoca de que o Brasil está à frente desse processo mundial no plano das mudanças climáticas”, esclarece Tripoli.

Na quinta-feira (9), a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara promove, ao longo de um dia inteiro, o curso de legislação ambiental. As palestras serão feitas por consultores legislativos e vão abordar temas variados, como o tratamento do meio ambiente na Constituição e nas demais leis, licenciamento ambiental, Sistema Nacional de Unidades de Conservação, além das lacunas e dos desafios na legislação ambiental. O curso é aberto ao público e inscrições podem ser feitas pela página da Câmara na internet, www.camara.leg.br.

Desde o fim de maio, a Frente Parlamentar Ambientalista promove a exposição “Conquistas e Desafios”, no corredor de acesso ao Plenário da Câmara, com painéis que mostram as ações dos parlamentares em busca de um “país ambientalmente sustentável e socialmente justo”. A exposição segue até 30 de junho. O Ecocâmara também programou várias atividades ao longo do Mês do Meio Ambiente, incluindo oficina de fotografia, campanha de recolhimento de lixo eletrônico, feira de trocas e um passeio ciclístico para incentivar o uso da bicicleta no trajeto entre a casa e o trabalho.

* Da Assessoria do deputado com informações da Agência Câmara

X
06/06/2016