Tucanafro-Carapicuíba promove ato contra o racismo
Brasília (DF) – O Secretariado da Militância Negra do PSDB-SP promoveu, no último sábado (18), um ato público contra o racismo, em apoio à jornalista do Jornal Nacional Maria Júlia Coutinho, a “Maju”, vítima de ataques racistas praticadas nas redes sociais por um internauta da cidade de Carapicuíba.
O evento, que ocorreu no Calçadão do Centro, contou com a participação de centenas de pessoas, além do apoio do comércio local, ativistas do Movimento Negro Suprapartidário, entidades e autoridades.
O presidente do Tucanafro de Carapicuíba, Hebert Ernesto, afirmou que a cidade não é racista e vai batalhar para que a Lei 10.639/03, que estabelece o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana, seja ministrada nas escolas do município.
Para o líder comunitário e secretário de obras do município, Malufinho Esperança, a cidade não admite atos de racismo, seja contra “Maju” ou quem quer que seja. “Enquanto eu estiver vivo, morando nesta cidade, vou combater o racismo com unhas e dentes”, destacou.
Políticas públicas
O presidente do Tucanafro-SP, Fernando Mestre Sala destacou também a importância da realização de políticas públicas com corte racial e da inserção dos negros na política partidária e nas áreas acadêmicas.
Ainda de acordo com a integrante do Tucanafro, Paloma Laila, a mulher negra está na base da pirâmide da discriminação. “O Tucanafro Carapicuíba vai combater o racismo na cidade e defender ações afirmativas de promoção da igualdade racial”, ressaltou.