Tucanafro repudia ofensas racistas sofridas por atriz em perfil no Facebook
A atriz Sheron Menezes sofreu ofensas racistas em sua página pessoal no Facebook, na madrugada dessa segunda-feira (7). É o enredo covarde de sempre: ataques e ofensas feitas sob o anonimato de perfis falsos em redes sociais. Sheron não se intimidou ou se esmoreceu. Publicou em seu perfil uma nota deixando claro que não vai abaixar sua cabeça ou se abalar: “Saiam da frente com a sua inveja, pois estamos passando com o nosso cabelo maravilhoso, com a nossa linda cor, nossa beleza, nossa educação e nossa inteligência”, disse Sheron, com um exemplar orgulho de ser a negra maravilhosa que ela é.
Antes dela, da mesma forma foram vítimas de preconceito as também atrizes Taís Araújo, Crís Vianna, a jornalista Maria Júlia Coutinho (simpaticíssima “Maju”) e o jogador Michel Bastos.
Todos estes que foram citados são figuras públicas, e esses incidentes ganham maior notoriedade. Mas são igualmente sintomáticos de um racismo e preconceitos que infelizmente se constitui como traço da nossa cultura. Racismo esse que também pode afrontar “Flávias”, “Sérgios”, “Priscilas”, pessoas comuns, mas igualmente diminuídas ou humilhadas em decorrência da sua da pele.
Olhando para trás, na história do povo brasileiro, nosso racismo não deveria ter o seu porque. O antropólogo Darcy Ribeiro (saudoso e necessário) nos ensinou em sua obra “O Povo Brasileiro”, que somos “um povo mestiço na carne e no espírito, já que aqui a mestiçagem jamais foi crime ou pecado. Nela fomos feitos e ainda continuamos nos fazendo”. Assim, a ancestralidade brasileira é indígena, é negra africana, é europeia — destacadamente portuguesa — mas também é francesa, holandesa, alemã, é japonesa e muitas mais.
“Menos mal” seria se esses incidentes fossem só o reflexo da má formação do caráter desse ou daquele, mas infelizmente não é. Reflete um racismo dramaticamente estrutural.
Nós do Tucanafro repudiamos as ofensas racistas ocorridas e nos solidarizamos com a atriz Sheron Menezes, bem com todas as brasileiras e brasileiros que sofrem ofensas racistas.
*Do Tucanafro-Brasil