“Tucanafro vai estar mobilizado, em todos os estados, para ir às ruas”, diz Juvenal sobre manifestações do dia 13

Acompanhe - 09/03/2016

11054488_537231129763971_7728079504410077136_oBrasília (DF) – As manifestações marcadas para este domingo (13) contra a corrupção, o PT e a presidente Dilma Rousseff prometem levar milhões de brasileiros às ruas, em todo o país. Entre eles, estarão os membros do Tucanafro, Secretariado Nacional da Militância Negra do PSDB. Segundo o presidente nacional do movimento, Juvenal Araújo, os manifestantes estarão mobilizados em Minas Gerais, onde nasceu o Tucanafro, e também em todo o país.

“Aqui em Belo Horizonte, vamos sair ao lado do bloco ‘Zelite Branca’, um dos maiores blocos em manifestações. Vai haver uma caminhada da Liberdade, às 13h, em direção à Praça da Estação, e esse vai ser um dos blocos que vai puxar as manifestações. Foi o Tucanafro que criou e manteve esse bloco. O nome faz uma analogia à descrição de que o negro não estaria nas ruas [contra o governo do PT]. Serve para a gente mostrar realmente que o negro está onde ele sempre esteve, no meio da multidão”, disse.

“No país, o Tucanafro todo vai estar mobilizado, em todas as manifestações, em todos os estados, para ir às ruas também. É importantíssimo levar isso para a rua para que nós possamos mostrar que estamos do lado da Justiça, mostrar o nosso apoio”, afirmou.

Juvenal destacou a crise política que abateu o Brasil após pairar sobre o governo Dilma a ameaça da delação premiada do senador Delcídio do Amaral (PT-MS), ex-líder do governo, além da 24ª fase da Operação Lava Jato, que investiga o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para ele, o povo brasileiro tem que se posicionar e deixar clara a sua insatisfação com a atual gestão.

“As pessoas que não irão para as ruas, infelizmente, vão fortalecer o governo corrupto que nós estamos vendo, pelas provas, pela Operação Lava Jato. É importantíssimo que nós possamos mostrar a nossa insatisfação. Estamos com um governo que está aumentando e querendo aumentar ainda mais os tributos no nosso país, o que tem um impacto enorme no bolso do trabalhador. Temos essa questão da volta da CPMF, que desconta em todas as transações comerciais do trabalhador. As dívidas públicas hoje atingem a área social do país”, lamentou.

O presidente nacional do Tucanafro também criticou a falta de políticas públicas voltadas à promoção da igualdade racial.

“Na questão racial, esse ano o governo federal vai gastar mais com o cafezinho usado nos ministérios e na Presidência da República do que com a promoção da igualdade racial, através da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir). Então, para nós negros é importantíssimo estarmos nas ruas no dia 13, para mostrarmos a nossa indignação com um governo que virou as costas para a população, para o trabalhador, para as questões sociais do país. É colocar na cabeça que, se nós não formos pra rua, realmente a presidente Dilma, com todas essas irregularidades e toda essa corrupção, vai continuar no poder”, completou.

São Paulo

Segundo coluna publicada nesta terça-feira (08/03) no blog do jornalista Lauro Jardim, as manifestações do dia 13 prometem ser especialmente expressivas em São Paulo. Até o momento, 3 milhões de paulistanos já foram convidados, via redes sociais, a comparecer ao ato, que vai tomar a Avenida Paulista na tarde de domingo. Para se ter uma ideia, o número subiu 50% apenas entre sexta-feira e ontem, e é bem maior do que o registrado na primeira grande manifestação contra o governo Dilma, realizada há um ano. Cerca de 275 mil pessoas já confirmaram presença.

Temas relacionados:

X
09/03/2016