PSDB AL

Comissões votam nesta quarta convites do PSDB a Cerveró e Paulo Costa

antonio-imbassahy-foto-george-gianni-psdb1-300x199Brasília – O líder do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy (BA), protocolou nesta terça (25), requerimentos de convite para Nestor Cerveró, ex-diretor da Área Internacional da Petrobras, para que ele preste esclarecimentos sobre a operação de compra da refinaria de Pasadena, no Texas, pela Petrobras, em quatro comissões: Fiscalização Financeira e Controle; Segurança Pública; Relações Exteriores e Minas e Energia. Os requerimentos já estão na pauta das reuniões de amanhã.

A Comissão de Finanças e Tributação também apreciará na reunião desta quarta o requerimento de convite e Cerveró apresentado pelo deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR).

Cerveró foi apontado como o responsável pelo parecer “técnica e juridicamente falho” que, segundo a versão da presidente Dilma Rousseff, a teria levado a autorizar a operação de compra que provocou um prejuízo de mais de R$ 2,3 bilhões à Petrobras. À época, Dilma era presidente do Conselho de Administração da estatal. Após a aprovação da compra, Cerveró foi promovido a diretor Financeiro da BR Distribuidora.

Também estão na pauta desta quarta-feira das Comissões de Segurança Pública e Relações Exteriores requerimentos de convite para o ex-diretor de Refino e Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa. Os requerimentos, protocolados pelo Líder do PSDB, baseiam-se em reportagens que mostram suspeitas de que Costa teria recebido R$ 7,9 milhões, entre 2011 e 2012, do doleiro Alberto Youssef, alvo da operação Lava Jato, da Polícia Federal, por sua intermediação na construção da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco.

“Nesses últimos dias a imprensa tem trazido muitos pontos obscuros e fortes indícios de superfaturamento envolvendo a compra da refinaria de Pasadena e a construção de outras pela Petrobras. Ao mesmo tempo, um ex-diretor é preso numa operação da PF que investiga lavagem de dinheiro e há suspeitas de que teria recebido por um contrato na refinaria de Pernambuco. Cerveró já manifestou que está disposto a vir ao Congresso e, então, vamos dar oportunidade a ele de esclarecer o que todo o país espera ser esclarecido. O que queremos é ouvir os envolvidos e reunir elementos que nos permitam montar o quebra-cabeças: quem são os responsáveis pelas irregularidades e prejuízos, se os fatos estão relacionados e quem deve ser punido. É o que buscamos descobrir”, afirmou o Líder do PSDB na Câmara.

Da Liderança do PSDB na Câmara

Ver mais